segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

STARK: UMA TEORIA DA RELIGIÃO E A VITÓRIA DA RAZÃO

1.  2. 

______.

Li The Victory of Reason e em seguida, li vários outros do mesmo autor, bastante interessante a maneira com que apresenta seus argumentos. Acabei de ler esse “Uma teoria da religião”. Anoto aqui... O autor sempre apresenta em seus livros, elementos para uma discussão histórica, sobre história da ciência, da psicologia, da filosofia da mente e da religião. 

1. UMA TEORIA DA RELIGIÃO

"Pela repercussão que teve e ainda tem no meio universitário das ciências humanas, trata-se de uma obra clássica, em que a maneira de abordar o estudo da religião, embora reclame originalidade, não está ainda suficientemente definida, segundo sua estrutura epistemológica. Os autores, seguindo de certa forma o caminho trilhado por todos os grandes iniciadores, vão buscar nos rudimentos mesmo do comportamento humano, resumido em sete axiomas, a base para o estabelecimento de princípios e definições que permitirão construir um quadro de referência do que é a religião, distingui-la dos outros aspectos da vida pessoal e social e iluminar dedutivamente as características que a história comparada, a psicologia e a sociologia constatam e procuram explicar a partir do fenômeno religioso. “Como se pode perceber pela simples leitura dos sete axiomas, expostos no segundo capítulo, trata-se de encarar a religião como um comportamento puramente humano na busca de recompensas, evitando o que é mais custoso. No seu desenrolar, a atividade humana busca seguir determinados processos em função da obtenção de resultados. A religião é tecnicamente considerada um "compensador", ou seja um passo intermediário que garante, nem sempre de maneira clara, mas com um grau variável de certeza, a obtenção não só de recompensas, mas também de uma recompensa final que dá sentido a toda a busca humana. "

2. THE VICTORY OF REASON


“[...] uma pesquisa abrangente e multifacetada que leva os leitores do Velho Mundo ao Novo, do passado ao presente, revertendo ao longo do caminho não apenas séculos de erudição preconceituosa, mas o preconceito antirreligioso de nosso próprio tempo. A vitória da razão mostra que o que mais admiramos em nosso mundo - progresso científico, governo democrático, livre comércio - é em grande parte devido ao “cristianismo”, através do qual somos todos herdeiros dessa grande tradição.”
(trecho citado, ligeiramente modicado e com grifos meus)


...


Sobre o Autor: Rodney Stark is University Professor of the Social Sciences, Baylor University. Before earning his Ph.D. at the University of California, Berkeley, he was a staff writer for several major publications. Among his many books are the influential studies The Rise of Christianity and One True God: Historical Consequences of Monotheism.
______.
STARK, RODNEY; BAINBRIDGE, William. Uma teori da religião. São Paulo: edições Paulinas, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...