Peter Harrison abre esse seu livro com esta citação de Blaise Pascal:
"We
desire truth, and find within ourselves only uncertainty...
This desire is left to us, partly to punish us, partly to make us perceive from whence we have
fallen." (Pascal, Pensées, §401)
De minha parte, tem sido comum, à
medida que avanço nas leituras dos temas propostos nesta página, sempre
intercalar uma ou outra leitura, além de manter as atividades exigidas pelos
cursos em andamento e disciplinas que leciono. Aqui, no caso, o tema é o “conflito entre
ciência e religião” que, como foi dito, é um dos tópicos de meu interesse e
pesquisas e aparece e reaparece por aqui. Não é novidade que nesse campo as
duas visões historicamente tratadas como divergentes e com pressupostos, cada
uma os seus, sobre o universo, seja de grande relevância. Também, temos
percebido nas leituras de grandes estudiosos sobre o assunto que tal “conflito” é
bem recente; assim como a própria noção de ciência, surgida em meados dos sécs.
XVI e XVII. Por exemplo: Peter Harrison, que
organizou “Ciência e
religião”; Ronald Numbers e seu, entre outros, “Galileu Goes to jail”; Andrew
Pinsent e muito recentemente: Rodney Stark. Todos eles já citados aqui, nesta
página.
Peter Harrison diz em um de seus livros, já citado aqui nessa página:
Peter Harrison diz em um de seus livros, já citado aqui nessa página:
“nossos
próprios conceitos de ciência e religião são relativamente recentes, surgindo
apenas nos últimos trezentos anos, e são essas mesmas categorias, em vez de
seus conceitos subjacentes, que limitam nossa compreensão de como o estudo
formal da natureza relaciona-se com a vida religiosa”.
Entre os últimos lidos,
mais um que estará entre os que sempre tornarei a ler, associando e
acrescentando as aprendizagens a mais elaborados textos futuramente: "The
Fall of Man and the Foundations of Science".
Hoje, portanto, acrescento este, iniciado recentemente, terminei agora:
“Peter Harrison apresenta uma interpretações sobre os fundamentos religiosos do conhecimento científico. Ele mostra como
as abordagens para o estudo da natureza que surgiram nos séculos XVI e XVII
foram diretamente infuluenciadas por discussões teológicas sobre a 'queda do Homem' e a extensão em que a mente e os sentidos foram danificados por aquele evento
primitivo. Os métodos científicos, sugere ele, foram originalmente concebidos
como técnicas para reparar o dano cognitivo provocado pelo pecado humano. Em
seu início, a ciência moderna foi conceituada como um meio de recapturar o
conhecimento da natureza que Adão possuíra. Ao contrário de uma visão
generalizada que vê a ciência emergindo em conflito com a religião, Harrison
argumenta que as considerações teológicas foram de vital importância no
enquadramento do método científico.”
(grifos meus)
______.
HARRISON, Peter. The
Fall of Man and the Foundations of
Science. Cambridge University Press, 2007.
Sobre o autor:
“Peter
Harrison is professor of the history of science and director of the Centre
for the History of European Discourses at the University of Queensland. He is
the author or coeditor of numerous books, including Wrestling with Nature:
From Omens to Science, also published by the University of Chicago Press.”
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