Um "manuscrito estudantil": "As lições sobre a doutrina filosófica da religião" (Vorlesungen über die philosophische Religionslehre), ministradas muito provavelmente no segundo semestre de inverno de 1783/1784, foi publicado pela primeira vez em 1817 por Karl Heinrich Ludwig Pölitz".
Ainda segundo o professor Heiner Klemme, a base desses escritos são os escritos metafísicos e teológicos que Kant leu à sua época: Baumgarten, Eberhard, Meiners.
E, no manuscrito temos um desenvolvimento dessas reflexões kantianas à medida que tinha contato com as diversas obras publicadas por seus contemporâneos.
Uma obra que, com certeza, já é "uma importante fonte para a nossa compreensão da filosofia crítica de Kant" (KLEMME, Heiner. Martin Luther Universität - Halle - Wittenberg)
“A razão humana necessita de uma ideia de perfeição suprema, que lhe sirva como critério de acordo com o qual possa fazer determinações. Na filantropia, por exemplo, pensa-se a ideia da amizade suprema com o propósito de determinar em qual extensão este ou aquele grau de amizade se aproxima da ideia suprema ou se afasta dela. Podemos ser prestativos a alguém por amizade, levando em consideração, no entanto, nosso próprio bem-estar. Mas, sem levar em conta a nossa própria vantagem, podemos igualmente sacrificar tudo pelo amigo. No último caso nos aproximamos da ideia de amizade mais perfeita. Um conceito desse tipo, que é necessário como medida do menor ou do maior grau nesse e naquele caso, subtraído de sua realidade, é uma ideia. Ora, não seria uma tal ideia uma mera ficção, como, por exemplo, a República de Platão? De modo algum. Ao contrário, estabeleço este ou aquele caso de acordo com a ideia. Dessa forma, um soberano pode, por exemplo, organizar seu Estado de acordo com a ideia da república mais perfeita com o propósito de, dessa forma, aproximá-lo da perfeição. Para uma ideia, três aspectos são necessários.”
(grifos meus)
______.
KANT, Immanuel. "As lições sobre a doutrina filosófica da religião". Rio de Janeiro, RJ: Vozes, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário