Em 1804, Friedrich
Wilhelm Joseph Schelling publicou seu livro Filosofia e Religião. Este ensaio
representa uma contribuição importante para a discussão religiosa-filosófica do
final do século XVIII e início do século XIX, e é também de importância crucial
na compreensão do desenvolvimento do pensamento de Schelling. Filosofia e religião,
no entanto, não encontrou só uma recepção benevolente: Heinrich Heine
escreve:
"Em 1804, o deus do
Sr. Schelling finalmente apareceu completamente terminado em uma obra
intitulada Filosofia e Religião.
[...] Aqui a filosofia
para no Sr. Schelling e a poesia, quero dizer a loucura, começa. [...] eu
acredito que, ao tentar olhar intelectualmente para o Absoluto, a carreira
filosófica dos Srs. Schelling foi decidida ”.
No entanto, é
questionável se a carreira filosófica de Schelling foi realmente decidida com Filosofia e religião. Para esclarecer esta questão, é necessária uma
interpretação histórica e sistemática cuidadosa deste texto chave da filosofia
de Schelling. Essa preocupação é perseguida por este volume, que, além do texto
original de filosofia e religião, contém as seguintes interpretações:
- "Comentários introdutórios sobre Filosofia e Religião no Contexto do Trabalho de Schelling" (Walter E. Ehrhardt);
- "A Série Ideal de Filosofia - Filosofia e Religião como uma tentativa de pensar a liberdade humana no sistema de identidade" (Oliver Florig);
- "Filosofia e Religião e Platonismo" (Christoph Asmuth);
- "Especulação ou crítica? Schelling, Kant e a relação entre filosofia e religião" (Holger Zaborowski);
- "A perfeição do homem é o amor de Deus Jacobi versus Schelling" (Alfred Denker);
- "A Relação da Filosofia e Religião com a Filosofia Religiosa de Fichte" (Christoph Asmuth);
- "A fundação da ideia de Deus em filosofia e religião.
...
"Im Jahr 1804 veröffentlichte
Friedrich Wilhelm Joseph Schelling seine Schrift Philosophie und Religion.
Diese Schrift stellt einen wichtigen Beitrag innerhalb der im späten 18. und
frühen 19. Jahrhundert sehr lebhaften religionsphilosophischen Diskussion dar
und ist auch für das Verständnis der Entwicklung von Schellings Denken von
entscheidender Bedeutung. Philosophie und Religion hat aber nicht nur
wohlwollende Aufnahme gefunden: So schreibt Heinrich Heine: "Anno 1804
erschien der Gott des Herren Schelling endlich ganz fertig in einer Schrift,
betitelt: Philosophie und Religion.
[...] Hier hört die Philosophie auf bei
Herren Schelling und die Poesie, ich will sagen die Narrheit, beginnt. [...]
Ich glaube, mit dem Versuch, das Absolute intellektuell anzuschauen, ist die
philosophische Laufbahn des Herren Schelling beschlossen."
Es ist allerdings fraglich, ob mit
Philosophie und Religion tatsächlich die philosophische Laufbahn Schellings
beschlossen war. Um diese Frage zu klären, ist eine sorgfältige historische und
systematische Interpretation dieses Schlüsseltextes der Philosophie Schellings
vonnöten. Dieses Anliegen verfolgt dieser Band, der neben dem Originaltext von
Philosophie und Religion die folgenden Interpretationen enthält:
"Einleitende Bemerkungen über
Philosophie und Religion im Kontext von Schellings Werk" (Walter E.
Ehrhardt); "Die ideelle Reihe der Philosophie - Philosophie und Religion
als Versuch, menschliche Freiheit im Identitätssystem zu denken" (Oliver
Florig);
"Philosophie und Religion und der
Platonismus" (Christoph Asmuth); "Spekulation oder Kritik? Schelling,
Kant und das Verhältnis der Philosophie zur Religion" (Holger Zaborowski);
"Die Vollkommenheit des Menschen ist die Liebe Gottes. Jacobi contra
Schelling" (Alfred Denker); "Das Verhältnis von Philosophie und
Religion zur Religionsphilosophie Fichtes" (Christoph Asmuth); "Die
Begründung des Gottesgedankens in Philosophie und Religion." . (Christian Danz)
(grifos meus)
______.
Link da obra (editora):
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