sexta-feira, 27 de setembro de 2019

DESAFIO PARA O DIA 30 DE OUTUBRO: REFLEXÕES SOBRE "WELTANSCHAUUNG"



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"O confronto de Edith Stein com o primeiro Heidegger."

(Esboço)

Desde a fenomenologia de Husserl, tentar entender o papel do pensamento medieval na "filosofia madura" de Edith Stein, que ela chamava "filosofia do ser". Daí, uma questão: se haveria uma reaproximação entre fenomenologia e metafísica? 
Partindo de Edmund Husserl, passando por formas medievais do pensamento, o seminário concentra-se na obra de Edith Stein, suas leituras de autores medievais, dos quais focaremos em Tomás de Aquino: um desafio! 

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STEIN, Edith. A fenomenologia e seu significado de visão mundo. In: Textos.

O confronto de E. Stein com o primeiro Heidegger. In: Diálogos
Apêndice sobre Heidegger na obra ‘Ser finito e ser eterno’ de E. Stein.

PS: Aproveitando para reler os textos para melhor compreensão do tema: 

“A PAULUS Editora publicou o segundo volume da coleção Obras de Edith Stein em língua portuguesa. A nova obra intitulada Edith Stein: Textos sobre Husserl e Tomás de Aquino, traz uma coletânea de textos em que a filosofa apresenta o pensamento Edmund Husserl e faz uma análise por meio de comparação para saber as semelhanças e diferenças com o pensamento de Tomás de Aquino.

Ao longo do livro, o leitor irá acompanhar a evolução de Edith Stein em sua própria compreensão da fenomenologia e em sua articulação com a ontologia e a metafísica, resultando em uma filosofia do ser. Os textos contidos nesta obra são datados das primeiras décadas do século XX, onde a filosofa começa a desenvolver sua interpretação da fenomenologia.

Edith Stein considerava perfeitamente possível conectar os séculos XIII e XX, unindo ideias de Tomás de Aquino e Husserl, além de outros filósofos como Scheler e Heidegger. Em suas interpretações iniciais do método fenomenológico, o leitor encontrará as hesitações a respeito do idealismo husserliano, ao passo que, nos registros de suas contribuições durante a Jornada de Estudos Tomistas, de 1932, observa-se sua posição madura, esclarecedora não apenas de suas divergências com alguns tomistas, mas também sua leitura da fenomenologia, e mesmo a solução do que antes constituía para ela uma série de impasses ligados ao idealismo transcendental.

Edith Stein nasceu em Breslávia (atual Polônia), em 12 de outubro de 1891, nas comemorações do Yom Kippur. Em 1911, iniciou os estudos de psicologia e germanística na Universidade de Breslávia. Decepcionada, porém, com o que já considerava uma falta de fundamentação nas ciências humanas, mudou-se em 1913 para Gotinga, a fim de estudar fenomenologia com Edmund Husserl. Em 1916, seguiu Husserl a Friburgo, onde defendeu a tese O problema da empatia. Converteu-se ao cristianismo em 1917. Por não ter conseguido um posto na universidade pública (em função de ser mulher), lecionou em diferentes instituições privadas, como o Instituto de Pedagogia Científica de Münster. Entrou para o Carmelo de Colônia em 1933, recebendo o nome de Teresa Benedita da Cruz. Foi capturada pela Gestapo em 1942, sendo morta por asfixia em Auschwitz no mesmo ano. É autora da filosofia do ser.”
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Textos:

ALFIERI, F. Pessoa humana e singularidade em Edith Stein. Perspectiva, 2014.

HUSSERL, Edmund, 1859-1938 Meditações cartesianos e Conferências de Paris: de acordo com o texto de Husserliana. Edmund Husserl; editado por Stephan Strasser; tradução Pedro M. S. Alves. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Forense universitária, 2013.

MELEAU-PONTY, Maurice. Merleau Ponty na Sorbonne: resumo de cursos Filosofia e Linguagem. Campinas, SP: Editora Papirus, 1990.

­­­______. Merleau Ponty na Sorbonne: resumo de cursos de psicossociologia e filosofia. Campinas, SP: Editora Papirus, 1990.

SAVIAN FILHO, J. Fé e Razão: uma questão atual? Loyola, 2005 – Savian
Revista Teologia em Questão – Vol. 30 – TQ 

SAVIAN e MAHFOUD. Diálogos com Edith Stein. Paulus, 2005 – (Diálogos)

STEIN, Edith. Textos sobre Husserl e Tomás de Aquino. São Paulo: Paulus, 2019.

STEIN. Edith. Ser finito y ser eterno: ensayo de una ascension al sentido del ser. Fondo De Cultura Economica USA, 2004.


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