Pausa
na Oficina...
Para
ler durante as pausas da pesquisa! O tema, naturalmente, me interessa
bastante...
Ludwig
van Beethoven, mais
vivo do que nunca. Presente em repertórios de grandes orquestras em
todo mundo. E, recentemente, comemorou-se 250 anos e suas obras tem sido
executadas por grandes
solistas em sua homenagem; apesar dos tempos escabrosos em que vivemos, segue
sendo lembrado.
Quanto
a mim, ainda adolescente, estudante de música, tive um primeiro contato com
partituras como "Pour Elise"; "Sonata ao luar”, mas
foi quando conheci a Quinta Sinfonia e Nona Sinfonia que
passei a buscar mais informações sobre a obra e o compositor.
Reconhecido
por muitos como um gênio da música. Também, nesse período, já antigo
frequentador da Biblioteca municipal da cidade, encontrei um livro de Romain
Rolland, que me levou, de uma vez por todas, a estudar mais a fundo a sua
bibliografia e a história de sua obra, situando Beethoven em seu
tempo, sua família, sua relação com outros músicos, com mecenas, com o público,
até com mulheres, a saúde e os problemas com "audição". Um ser
humano, como qualquer um de nós.
Nos
anos 90, num programa de rádio, ouvi um programa inteiro sobre a obra
beethoveniana, sua maneira "romântica" de dar título às
partituras e o tema da "melancolia". Enfim, mais um
elemento novo à época, mas que depois comecei a estudar também, e a primeira
obra que destaco aqui apresenta um pouquinho de elementos desse aspecto da sua
biografia. Tratava-se de Beethoven: angústia e triunfo.
E,
hoje, pela manhã, após a reflexão matinal, acrescentei, para leitura
durante as pausas da pesquisa, dois livros que me tocam e interessam bastante,
pelo tema, que mostra outro aspecto de sua personalidade. Ora, como disse
acima, um ser humano como qualquer um de nós, e, nesse caso com essa
especificidade que a mim interessa sobremaneira.
“Heijder adotou
uma abordagem completamente nova e do século XXI para o estudo do gênio do
século 19, Beethoven. O livro é empolgante, convincente e bem
fundamentado. Consideramos este texto um ativo que não apenas transmite as
desvantagens associadas à síndrome de Asperger, mas também demonstra
seus aspectos positivos. AALTJE VAN ZWEDEN. (Fundação Papageno Jaap van Zweden;
Diretor Musical da Filarmônica de Nova York)”
______.
BIBLIOGRAFIA
SOBRE BEETHOVEN E SOBRE IDEALISMO ALEMÃO
(Sugestões
de leitura sobre o tema e o contexto histórico)
BEISER,
Frederick. German Idealism: the struggle against subjectivism,
1781-1801. Massachussetts: Harvard University Press, 2008.
______. Diotima’s
children: german aesthetic rationalism from Leibniz to Lessing.
Oxford: Oxford University Press, 2009.
BURKE,
Edmund. Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do
sublime e da beleza. São Paulo: Edipro, 2016.
HEIJDER, Was
Beethoven een asperger?: een 21ste-eeuwse visie op een 19de-eeuws
genie. Uitgeverij Ludwig, 2016
______. Beethoven: the
Asperger connection. Independently Published, 2020.
HENRICH,
Dieter. The unity of reason: essays on Kant's philosophy.
Trad. Jeffrey Edwards. Richard L. Velkely (editor). Library of Congress
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______. Denken
und Selbst: Vorlesungen über Subjektivität. Suhrkamp, 2016.
______. Between
Kant and Hegel: lectures on german idealism. Harverd University Press:
Cambridge, Massachusssets; London, England, 2008.
______. Grundlegung
aus dem Ich: Untersuchungen zur Vorgeschichte des Idealismus. Tübingen
– Jena 1790–1794. Suhrkamp Auflage, 2004.
______. Konstellationen: Probleme
und Debatten am Ursprung der idealistischen Philosophie (1789-1795).
Klett-Cotta /J. G. Cotta'sche Buchhandlung Nachfolger, 1991.
JASPERS,
Karl. Il medico nell'età della técnica. Con un saggio introduttivo di
Umberto Galimberti. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1991.
______. Der
Arzt im technischen Zeitalter: Technik und Medizin. Arzt und Patient.
Kritik der Psychotherapie. 2. ed. München: Piper, 1999.
______. Psicopatologia
geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. São
Paulo: Atheneu, 1979. (2 vols.)
______. Plato
and Augustine. Edited by Hannah Arendt. Translated by Ralph Manheim.
New York: Harvest Book, 1962.
______. Introdução ao pensamento filosófico. 16. ed. São Paulo: Cultirx, 1971.
KANT,
Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valério Rohden
e Antonio Marques. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
KIERKEGAARD.
S. A. Œuvres Complètes. Tome XX. Index Terminologique.
Principaux concepts de Kierkegaard par Gregor Malantschuk. Traduit du danois,
adapté e complété par Else-marie Jacquet-Tisseau. Paris, Éditions de L’orante,
1986.
______. O
conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa
direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Virgilius
Haufniensis. Tradução e Posfácio Álvaro Luiz Montenegro Valls. 3. edição,
Petrópolis, Vozes, 2015. (Vozes de bolso)
LOCKWOOD,
Lewis. Beethoven: the musica and the life. W. W. Norton &
Company, 2005.
SACHS,
Harvey. "A nona sinfonia: a obra-prima de Beethoven
e o mundo na época de sua criação". Rio de Janeiro, RJ: José Olimpio,
2017.
SCHILLER,
J. C. Friedrich. Cartas sobre a educação estética do homem. São
Paulo: Iluminuras, 1995.
______. Kallias
ou sobre a beleza: a correspondência entre Schiller e Körner (jan-fev.
1793. Trad. Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: J. Zahar Editores, 2002.
SWAFFORD, Jan. Beethoven: angústia e triunfo. Amarilys, 2017.
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