segunda-feira, 17 de maio de 2021

ESTUDOS SOBRE O IDEALISMO

 

Lendo, uma obra recém editada que, por oferecer um material bastante informativo sobre o período clássico da filosofia alemã, acrescentei às leituras fundamentais. A obra, apresenta estudos sobre o Idealismo e, desde que tive as primeiras informações sobre sua publicação, passei à leitura. Nela, Autores do período são apresentados  e discutidos em     detalhes.

Mais um livro entre os quais me obriguei a ler por tratar-se de reunião de vários estudiosos do Idealismo alemão, discutindo sua relação ou divergências com o romantismo, o Iluminismo e a cultura da Europa dos séculos XVIII e XIX.

É a tarefa para essa semana. Uma visão geral sobre o movimento filosófico do Idealismo alemão, importante a todos que tem interesse por filosofia, literatura, teologia, estudos alemães e história das idéias.

mundo e suas representações: estudos sobre o idealismo:

“Este livro é o resultado de uma compilação de textos inéditos escritos por estudantes, pesquisadores e pesquisadoras ligados ao Grupo de Pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI). O GPEI foi formado em 2002 e no mesmo ano certificado junto ao CNPq, tendo como líderes os professores Lucio Lourenço Prado (UNESP-Marília/SP) e Ernesto Maria Giusti (UNICENTRO/PR). Desde então, o GPEI vem reunindo membros cujas pesquisas e produção acadêmica transitam pelos temas do idealismo moderno, do idealismo transcendental e da recepção do kantismo desde o século XVIII. Ao longo do ano passado, já em cenário pandêmico e marcado pela restrição da realização de atividades acadêmicas presenciais, o GPEI promoveu, sob a condução do professor Lúcio, os Seminários GPEI, evento em ambiente virtual que contou com a apresentação de conferências de integrantes do grupo e pesquisadores convidados. Desse evento surgiram algumas das pesquisas que agora aqui aparecem reunidas.”

______.

AZIZI, Diego dos Anjos; MOREIRA, Camila Bozzo; PRADO, Lúcio Lourenço Prado (Orgs.). O mundo e suas representações: estudos sobre o idealismo. Guarapuava, PR: Apolodoro Virtual Edições, 2021.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...