Então, chegamos do trabalho, pausa para a refeição, descansar um pouquinho e retomar as pesquisas desde o início.
Até bem recentemente, não conhecia este texto de Galeno e, como tenho estudado o tema e já anotei aqui não faz muito tempo, tenho focado mais detidamente a filosofia estoica, com objetivos exclusivamente pessoais (um pouco até por aproximação a Kant, sugerido pelo professor Valério Rohden que, num de seus artigos, faz referência a Cícero e fez interessar-me em verificar o quanto este foi estoico); mas aqui sigo com este texto do Galeno para reforçar a aprendizagem sobre o tema.
A Sabedoria prática buscada com a leitura dos estoicos sugere que agir agora mesmo é absolutamente necessário, pois, se ficarmos apenas nos projetos de vida, não progrediremos e, até já publiquei aqui no Blog uma reflexão sobre o tema.
Dizem eles que, na prática se reconhece o que uma pessoa realmente é. Um bom motivo para os “exercícios” e mudança de “hábitos” ou, mais especificamente; “a cura das paixões” que para Galeno aparecem como “erros da alma”.
______.
GALENO. Aforismos. São Paulo: Editora Unifesp, 2010.
______. On the passions and errors of the soul. Translated by Paul W . Harkins with an introduction and interpretation by Walter Riese. Ohio State University Press, 1963.
Nenhum comentário:
Postar um comentário