“A obra analisa contribuições de diferentes filósofos, em diálogo com os quais o autor apresenta a história e o método do pensamento crítico. Humberto Coelho questiona os riscos da tendência contemporânea a uma exaltação inconsequente da crítica, que nos lega uma condição de trágica ignorância, na qual a crítica vem antes do estudo atento do fenômeno apresentado, “de modo que não se chega jamais ao estudo de coisas, fenômenos e eventos, senão apenas às suas ‘desconstruções’”. Diferentemente desta visão reducionista da crítica, o autor busca reaproximar a filosofia dos interesses básicos das pessoas.
No intuito de reavivar a chama de um gosto esquecido, este livro não aborda a história da filosofia como rol de biografias de pensadores e resumos de suas teorias, e sim busca introduzir o leitor no modus operandi filosófico.
Para isso, familiariza-o com uma ferramenta filosófica essencial, o pensamento crítico. O autor acredita que essa abordagem manterá ao alcance dos olhos o valor da filosofia para a vida concreta de cada leitor, por mais que muitos elementos dessa trajetória sejam, de fato, conceitual ou metodologicamente desafiadores.
Esta obra pode ser acessada pelo link:
https://www2.ufjf.br/.../03/O-PENSAMENTO-CRITICO_BA02.pdf
A este, acrescentei hoje, um outro livro que cito abaixo. Os dois em certa medida tem excelentes pontos de reflexão em comum e constituirão, doravante, sem desvios desnecessários, motivo para avançar um pouco mais na leitura sobre o tema.
"Thought and Knowledge aplica teoria e pesquisa das ciências da aprendizagem para ensinar aos alunos as habilidades de pensamento crítico que eles precisam para ter sucesso no mundo de hoje. O texto identifica, define, discute e desconstrói desafios contemporâneos ao pensamento crítico, desde notícias falsas, fatos alternativos , e deep fakes, a desinformação, desinformação, pós-verdade e muito mais. Ele orienta os alunos pela explosão de conteúdo na Internet e nas mídias sociais e permite que eles se tornem avaliadores cuidadosos e críticos, bem como consumidores.
O texto é fundamentado na
ciência psicológica, especialmente nas ciências cognitivas, e trazido à vida
por meio de uma linguagem bem-humorada e envolvente e inúmeros exemplos e
anedotas práticos e do mundo real. Esta edição foi simplificada com uma consideração
cuidadosa sobre qual conteúdo manter, o que cortar e quanta pesquisa nova e
atual adicionar. Habilidades de pensamento crítico são apresentadas em cada
capítulo, capacitando os alunos a aprender com mais eficiência, pesquisar de
forma mais produtiva e apresentar argumentos lógicos, críticos e informados. As
habilidades são revisadas no final do capítulo, e uma lista completa de
habilidades com definições e exemplos está incluída no apêndice. O texto é
apoiado por um site complementar que apresenta um conjunto robusto de recursos
para instrutores e alunos: https://routledgetextbooks.com/textbooks/_author/halpern/
Pensamento e Conhecimento
pode
ser usado como um texto básico em cursos de pensamento crítico oferecidos em
departamentos de psicologia, filosofia, inglês ou nas ciências humanas e
sociais, ou como um suplemento em qualquer curso em que o pensamento crítico
seja enfatizado”
______.
"Thought and
Knowledge applies theory and research from the learning sciences to teach
students the critical thinking skills that they need to succeed in today’s
world. The text identifies, defines, discusses, and deconstructs contemporary
challenges to critical thinking, from fake news, alternative facts, and deep
fakes, to misinformation, disinformation, post-truth, and more. It guides
students through the explosion of content on the internet and social media and
enables them to become careful and critical evaluators as well as consumers.
The text is grounded in
psychological science, especially the cognitive sciences, and brought to life
through humorous and engaging language and numerous practical and real-world
examples and anecdotes. This edition has been streamlined with thoughtful
consideration over what content to keep, what to cut, and how much new and
current research to add. Critical thinking skills are presented in every
chapter, empowering students to learn more efficiently, research more productively,
and present logical, critical, and informed arguments. The skills are reviewed
at the end of the chapter, and a complete list of skills with definitions and
examples are included in the appendix. The text is supported by a companion
website that features a robust set of instructor and student resources: www.routledge.com/cw/halpern
Thought and Knowledge
can be used as a core text in critical thinking courses offered in departments
of psychology, philosophy, English, or across the humanities and social
sciences, or as a supplement in any course where critical thinking is
emphasized."
______.
COELHO, Humberto Schubert. O pensamento crítico: história e método. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2022.
______. Filosofia
perene: o modo espiritualista de pensar. São Paulo: Ed. Didier, 2014.
HALPERN, Diane. Thought and Knowledge: an introduction to critical thinking. 5. ed. Psychology Press, 2013).
HUME, Davis. História
natural da religião. Trad. apres. e notas Jaimir Conte. São Paulo: Ed.
Unesp, 2005.
______. Trtatado
da natureza humana. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
______. Uma
investigação sobre os princípios da moral. Trad: José Oscar de Almeida
Marques. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1995, p.19.
______. A arte de
escrever Ensaios. São Paulo: Ed. Unesp, 2008.
______. Dissertação
sobre as paixões. São Paulo: Uluminuras, 2021.
KANT, Immanuiel. Crítica da razão
prática. Tradução Valerio Rohden. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2002.
______. Crítica da razão pura. Tradução
Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril
Cultural, 1983.
______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.
WAXMAN, Wayne. A guide to Kant’s psychologism: via Locke, Berkeley, Hume, and Wittgenstein. Londres: Routledge, 2019
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