Encontrei, esse material,
recentemente, em meio aos estudos regulares que, apesar de tudo, não interrompi
totalmente. Apareceu-me esse autor e duas de suas obras; uma, a que
destaco aqui, já estou lendo com atenção; à outra (na bibliografia),
ainda não tive acesso, mas, é leitura para breve, embora desloque o tema para
outros dos meus interesses anotados aqui, nesta página.
“[XXVII] Ὥσπερ σκοπὸς
πρὸς τὸ ἀποτυχεῖν οὐ τίθεται, οὕτως οὐδὲ κακοῦ φύσις ἐν κόσμῳ γίνεται.
[27.1] Do mesmo modo
que um alvo não é fixado para não ser atingido, assim também a natureza do mal
não existe no cosmos.” (EPICTETO, 2012)
E, recomeçar os estudos e
mais uma semana, em recuperação, com novos inícios, superações e prosseguindo
os estudos!
“A Fundamentação da
metafísica dos costumes, de Immanuel Kant busca
um princípio supremo para a moralidade. A investigação kantiana
aponta a razão prática pura como o fundamento de
uma boa vontade.
Immanuel Kant, defende
que só a razão pode fornecer, a priori, um princípio incondicionado da
moralidade que seja válido para a vontade de todo ser racional.
O
grande problema apontado por muitos seria: por que é que devemos
nos submeter à lei moral? O que pode motivar o homem a agir conforme
o imperativo categórico, moralmente?”
______.
CUNHA, Bruno. A gênese
da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.
ENGSTROM, Stephen. The Form of Practical
Knowledge. Harvard University Press, 2009.
______. Aristotle, Kant and the stoics: rethinnking happiness and duty. Cambridge University Press; Edição: Reprint, 1998.
KANT, Immanuel. Fundamentação
da metafísica dos costumes. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola,
2009.
______. Crítica
da razão prática. Tradução Valerio Rohden. São Paulo: WMF Martins
Fontes, 2002.
______. Crítica
da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os
Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
______. A
religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.
_______. Reflexionen
zur Moralphilosophie. In: KANT, Immanuel. Kants Werke.
Ed. Königlich Preussischen Akademie der Wissenschaften, Berlin, Georg Reimer,
<Akademie Text-Ausgabe, Berlin,Walter de Gruyter & Co.>, vol. XIX, 1902
ss.
_______. Dissertação
de 1770. Trad. Leonel R. Santos. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da
Moeda, 1985.
_______. Crítica
da faculdade do juízo. Trad.Valerio Rohden e António Marques. Rio de
Janeiro: Forense Universitária.1993.
_______. Werkausgabe (ed.Wilhelm
Weischedel). Frankfurt am Main: Suhrkamp, vol 8 (Die Metaphysik der Sitten),
1977.
______. Lições de
ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp,
2018.
______. Lições
sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
______. Anthropology
from a pragmatic point of view. Carbondale, III: Southern Illinois
University Press. 1996. eBook., Base de dados: eBook Collection (EBSCOhost).
______. Antropologia
de um ponto de vista pragmático. Trad. Clélia Aparecida Martins. São
Paulo: Iluminuras, 2006.
PATON, H. J. Categorical Imperative. Universidade of Pensilvania Press, 1971.
RAWLS, John. Lectures
on the history of moral philosophy. Cambridge, Massachusetts, Harvard
University Press, 2000.
_________. História da Filosofia Moral. São Paulo: Martins.
XAVIER, Leiserée Adriene Fritsch. Kant a Freud: o imperativo categórico e o superego. José Ernani de Carvalho Pacheco (editor). Curitiba, PR: Editora Juruá, 2009.
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