terça-feira, 21 de janeiro de 2025

MEDITAÇÃO VESPERTINA: AINDA O "SUMO BEM NO PENSAMENTO DE KANT" (II)

Em desenvovimento:

Aproveitando que amanhã 22 de janeiro, haverá a Palestra on-line do prof. Bruno Cunha sobre o tema "Sumo bem e Teodiceia no pensamento de Kant" no evento Kant300anni", com Inscrições no QR code; acrescentarei às minhas leitura e estudos para posterior estudo. 

"O Professor Bruno Cunha apresentará sua "[...] tese compatibilista entre a corrente que considera que o Bem Supremo ser compreendido uma perspectiva individual, tanscendente e religiosa, segundo a qual a conexão entre virtude e felicidade é pens´vel sob as condições conjuntas da imortalidade da alma e da existência de Deus; a perspectiva coletiva e imanente, a partir da qual se atrbui um papel central à dimensão histórica e política. Por último, argumenta que "[...] como problema da razão, o Sumo Bem dever ser interpretado, em suas dimensões imanente e transcendente, como uma nova abordagem do problema da Teodicéia."

Com certeza será uma excelente proposta de discussão e acréscimo interessante às minhas reflexões sobre o tema. 

...

"Todo o interesse da minha razão (tanto especulativa como prática) concentra-se nas seguintes três interrogações:

Na Crítica da razão pura, Kant expõe, pela primeira vez, a sua doutrina do Sumo Bem, no “Cânone da razão pura”, na Segunda Seção com o título “Do ideal do sumo bem como um fundamento determinante do fim último da razão pura” .

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KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994. (B 832-847)

______. Crítica da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994. (B 832-847)

______. Crítica da razão pura. Tradução Valerio Rohden e Udo Moosburguer. Coleção Os Pensadores. São Paulo,Abril Cultural, 1983.

______. Crítica da razão pura. 3. ed. Trad. Fernando Costa Matos. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2013.


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