segunda-feira, 27 de abril de 2020

AINDA O PERÍODO "PRÉ-CRÍTICO". ENTRE MEDICINA E FILOSOFIA: UM VÍNCULO TEMÁTICO


Prosseguindo com as leituras do período pré-crítico kantiano, destaco aqui, essa obra: “Entre filosofia e medicina”, um vínculo temático que sempre mantenho presente nas minhas leituras.

E, de certa forma, esta obra está ligada à uma tradição “Wollfiana" num universo da obra do autor da “Psicologia empírica”.

Estudando o período pré-crítico, tenho encontrado vários textos sobre o tema; por isso, acrescento mais este, por ser de grande ajuda nos estudos do período e à leitura do tema que sempre me interessou bastante. 

Ademais, Immanuel Kant foi leitor de Christian Wollf, e, esta obra entra no conjunto de textos que tenho estudado demoradamente. Sem desvios, há décadas, meu interesse por "psicologia", “medicina”, naturalmente, vem crescendo (graduando). Ou seja, um vículo temático, nesta abordagem, que pretendo acompanhar sempre.

...

“Os textos aqui reunidos têm como ponto de partida a psicologia empírica oriunda da metafísica wolffiana e a antropologia do Iluminismo alemão, dois campos extremamente fecundos do pensamento do período, onde se entrecruzam literatura, filosofia, medicina e teologia. Stefanie Buchenau, professora da Universidade de Paris VIII e autora de inúmeros trabalhos sobre a filosofia e a literatura do século XVIII, revela com muita leveza a precisão a importância da medicina na obra de expoentes da filosofia tedesca, como Sulzer, Herder, Kant e Maimon.”

Esses artigos foram originariamente publicados separadamente. A despeito do vínculo temático aparentemente solto, eles giram em torno de temas próximos. Todos se ocupam com a psicologia empírica que foi iniciada por Wolff e com a antropologia do Iluminismo. E todos eles procuram ir além de uma interpretação demasiado interna dessas fundações. Na base, encontra-se a intuição de que não se deve tratar essas disciplinas como se fossem puramente filosóficas e metafísicas, e que as perspectivas internas à filosofia não são suficientes para explicar satisfatoriamente a sua gênese e responder às suas questões. Ao invés disso, de acordo com a minha hipótese, elas devem ser compreendidas como o resultado de um debate interdisciplinar entre filosofia, medicina, teologia e literatura. Nesse debate, há um objeto comum a essas disciplinas, quer dizer, o ser humano.”

...

(Grifos e destaques são meus)

______.

BUCHENAU, Stefanie (1969- ) Entre medicina e filosofia: Sulzer; Herder; Kant; Maimon. — São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 178 p.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO VESPERTINA CLVIII: ESTOICISMO

Foi essa a Reflexão Vespertina de hoje, terminada há pouco, ler ainda é possível! " O objetivo da filosofia consiste em dar forma e est...