quinta-feira, 3 de junho de 2021

KANT SOBRE AUTOCONHECIMENTO E AUTOFORMAÇÃO: A NATUREZA DA EXPERIÊNCIA INTERIOR

 

Como tem acontecido de tempos para cá; aliás desde que iniciei os estudos da obra de Immanuel Kant, tenho reunido um conjunto de leituras sobre os principais temas que mais me interessam e que anoto aqui, nessa página, para mais fácil localização e retomada dos mesmos. Sempre mantendo o referencial básico para tais leituras, como é o caso aqui.

Recentemente, num dia como hoje, durante os estudos, tive acesso ao livro escrito por Katharina Kraus. Uma autora que estuda a obra de Immanuel Kant, que não conhecia e produziu essa obra focada numa abordagem da história da filosofia moderna, especialmente, na filosofia da mente e psicologia. Sua pesquisa atual diz respeito à concepção de autoconhecimento empírico de Kant, bem como à perspectiva da primeira pessoa, incluindo questões como seu status epistêmico especial, sua relação com a racionalidade e sua relevância para a psicologia científica. Além disso, ela também está interessada em filosofia da ciência, epistemologia e psicologia moral. Isso me fez ter interesse em acompanhar mais de perto essa produção. 

Aos estudos, portanto! Que seja proveitosa para a pesquisa mais esse contato. Ou pelo menos, para produção de um texto.

O livro:

KRAUS, Katharina. Kant on Self-Knowledge and Self-Formation. Cambridge University Press, 2020.

"Como um proeminente filósofo da Aufklärung , Kant - é sabido - convoca todos os humanos a formarem suas próprias opiniões, independentemente das restrições impostas a eles por outros. Dito isso, Kant enfoca a razão humana universal e pouco nos diz sobre o que nos torna pessoas individuais. Neste livro, Katharina T. Kraus explora a concepção especificamente kantiana de personalidade psicológica, explicando como, de acordo com Kant, passamos a nos conhecer como tais pessoas. Baseando-se nas obras críticas de Kant, bem como em seus Vorlesungen e Reflexionen, Kraus desenvolve a primeira concepção textualmente completa e sistematicamente coerente de nossa capacidade de fazer o que Kant chama de “experiência interna”. A concepção original de Kant de conhecimento e autoconstituição que ela propõe aborda questões atuais na filosofia da mente e será relevante para os debates filosóficos contemporâneos. Será do interesse de especialistas em história da filosofia, bem como de especialistas em filosofia da mente e psicologia.”

A autora: KATHARINA KRAUS

"Seus interesses de pesquisa estão centrados na história da filosofia moderna, especialmente Immanuel Kant, e na filosofia da mente e psicologia. Sua pesquisa atual diz respeito à concepção de autoconhecimento empírico de Kant, bem como à perspectiva da primeira pessoa, incluindo questões como seu status epistêmico especial, sua relação com a racionalidade e sua relevância para a psicologia científica. Além disso, ela também está interessada em filosofia da ciência, epistemologia e psicologia moral."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO VESPERTINA CLVIII: ESTOICISMO

Foi essa a Reflexão Vespertina de hoje, terminada há pouco, ler ainda é possível! " O objetivo da filosofia consiste em dar forma e est...