sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MEDITAÇÃO RETROSPECTIVA NOTURNA XXVIII: FRAGMENTOS DE SOLILÓQUIO


What if winter is not a place outside?
(IMAGEM: "Pinterest")

O que acontece em torno de nós, são eventos por nós percebidos que, no entanto, podemos optar por manter a calma e a tranquilidade diante deles, serenamente e sem nos distanciarmos da proposta inicial que pretendemos levar a cabo. Nesse sentido, Goethe parece alertar que:

"Atrai-nos a altura, não os degraus; com os olhos fixos no pico caminhamos de bom grado pela planície." .

Falta-nos pensar simples; olhar simples, e repito, de Goethe:

“Sou forçado a considerar que o pior mal da nossa época, uma época que não deixa amadurecer nada, o consumir no momento seguinte o momento que está a passar, o desperdiçar o dia no dia, e assim, viver sempre, exclusivamente o dia-a-dia sem qualquer perspectiva de futuro. Até já temos jornais destinados a diferentes partes do dia! 
E não seria difícil a uma pessoa acreditar que haja alguém com esperteza suficiente para inventar mais alguns pelo meio. Mas deste modo tudo o que se faz, tudo o que se empreende, se imagina ou se projeta vai sendo arrastado para o domínio público; ninguém pode viver as suas alegrias ou as suas tristezas sem que isso se torne passatempo dos outros e, assim, damos por nós a saltar de casa em casa, de cidade em cidade, de reino em reino e, finalmente, de continente em continente, tudo isso a grande velocidade” (GOETHE, Johann Wolfgang von. Máximas e Reflexões. Lisboa: Relógio D’água,1999).

Ou nos rendemos a isto, ou ao que diria André Comte-Sponville:

"A prudência determina o que é necessário escolher e o que é necessário evitar."

(grifos e destaques meus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...