sexta-feira, 2 de abril de 2021

UM ANTROPÓLOGO EM MARTE: REVISITANDO UM TEMA

 


"Memento vivere"

Instigado pela grande quantidade de comentários em várias postagens nas "redes sociais" com menção  à data 02 de abril, vi-me, ontem à tarde, relendo "Um antropólogo em Marte" (Voltei a reler esse pequeno livro para uma pausa no feriado, um breve intervalo das leituras referentes à pesquisa, como sempre faço e principalmente, deste livro, o capítulo que vai da p. 246 até a p. 295 e da p. 332 até a p. 333), livrinho que li em 2006 (aliás, 2006 foi um ano tão bom, de muita recordação boa).

Sinopse: “O que têm em comum o pintor que, em decorrência de um acidente, passa a enxergar o mundo em preto-e-branco, o rapaz cujas únicas lembranças se restringem ao final dos anos 60 e o exímio cirurgião tomado por todo tipo de tiques (verbais e físicos) na vida cotidiana? Para o neurologista Oliver Sacks, esses não são apenas casos clínicos extraordinários. Antes de mais nada, eles dizem respeito a indivíduos cujas vidas, pressionadas por situações-limite (por vezes trágicas, em geral dramáticas), podem nos ajudar a compreender melhor o que somos. Em Um antropólogo em Marte, Sacks confirma a originalidade de sua prosa, já consagrada em Tempo de despertar e O homem que confundiu sua mulher com um chapéu. Uma prosa que dá ao relato clínico a dramaticidade de um verdadeiro gênero literário.”

(Grifos e destaques são meus)

______.

ASPERGER. Hans. "Autistic psichopathy in childhood". In: FRITH, Uta, ed. Autism an asperger syndrome. Nova York: Cambridge University Presss, 1991.

KANNER, Leo. "Autistic disturbances of affective contact". New York: Nervous Child 2:217-50, 1943.

PARK, Clara Claiborne. The Siege: a family's journey into the world of an autistic child.  Back Bay Books; Revised ed. Edição, 1982.

RIMLAND, Bernard. Infantile autism: the syndrome and its implicationsfor a mental theory of behavior. Nova York: Apple-Century-Crofts, 1964.

SACKS, Oliver. Um antropólogo em marte: sete histórias paradoxais. São Paulo: Companhia das letras, (edição de bolso), 2006.

______. O olhar da mente. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SUPOSTO "CONFLITO CIÊNCIA X RELIGIÃO" (II)

Recentemente, acrescentei, uma obra de  Alvin Plantinga  que até recentemente não conhecia: “ Ciência, religião e naturalismo:  onde está o ...