sábado, 26 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE "METAFÍSICA" E "CIENTIFICISMO"


Acabei de ler esse livro, na pausa de hoje, aproveitando momentos de estabilidade em relação à saúde física.
A princípio me interessei pelo tema "metafísica e ciências naturais". Lendo o livro percebi vários pontos interessantes para a discussões sobre "cientificismo".

Basicamente: 

"O Estado atual das ciências naturais exige uma nova reflexão metafísica acerca de alguns de seus pressupostos básicos e sobre as mudanças de perspectiva filosófica que eles parecem demandar. Este livro não pretende dar uma visão panorâmica do estado atual das ciências, mas recuperar alguns princípios reguladores na reflexão sobre a atividade científica. O autor defende, por um lado, a metafísica clássica contra interpretações errôneas da ciência moderna e contra a ideologia cientificista; e por outro lado, advoga a favor da ciência, contra um tipo de neo-sofística que, baseada em construções não-euclideanas da geometria ou não-newtonianas da física, pretende negar que a mente humana possa alcançar a verdade."

(grifos e destaques meus)

Pelos temas, pela relação com o que tenho lido frequentemente, uma leitura agradável.


______.
CASANOVA, Carlos A. Física e realidade: reflexões metafísicas sobre a ciência natural. Campinas, SP: Vide Editorial, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...