sexta-feira, 4 de outubro de 2024

KANT E A FILOSOFIA DO DIREITO

 

A coletânea "Kant e a Filosofia do Direito" é produto dos discentes do PPGCJ da UFPB e integra um esforço junto a outros pesquisadores brasileiros em Kant para analisar aspectos puramente teóricos e práticos aplicados da filosofia juspolítica kantiana. Ao mesmo tempo comemora os 300 anos de nascimento de Immanuel Kant.

Na apresentação da obra, diz o Prof. Newton de Oliveira Lima:

A presente coletânea surge como fruto principal da disciplina Teoria Crítica da Cidadania, ministrada por mim no primeiro semestre letivo do ano de 2023 no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, e das pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa Filosofia do Direito e Pensamento Político (UFPB/ Cnpq), nas linhas Filosofia kantiana do Direito, Filosofia dos valores juspolíticos e Constitucionalismo, democracia e Estado de Direito. A recepção no Direito das teses juspolíticas kantianas, advindas através de suas correntes mestras (contratualismo, normativismo ético, liberalismo, republicanismo), são interagentes na atualidade em possibilidades de caráter dogmático e propedêutico do Direito, e as interrelações explanadas nos competentes artigos escritos nessa coletânea, tanto por discentes da disciplina Teoria Crítica da Cidadania com viés kantiano, como por pesquisadores do grupo Filosofia do Direito e Pensamento Político, e outros que dialogam com a tradição kantiana que exprimem seu pensamento nesta obra.

Link para a obra:

Disponível em: https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:ba2e679d-fbb0-363f-b15e-c013c4806af6. Acesso em: 02 de outubro de 2024.

______.

LIMA, Newton de Oliveira; BATISTA, Gustavo Barbosa de Mesquita; MONTEIRO, David de Oliveira (Orgs.) Kant e a Filosofia do Direito. Campina Grande, PB: Papel da Palavra, 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HERANÇA KANTIANA E O IDEALISMO ALEMÃO: "A TRANSFORMAÇÃO DA RAZÃO"

  Pausa na Oficina para reler alguns trechos dessa obra lançada recentemente.  Mantenho as leituras de sempre; Immanuel Kant, o Idealismo al...