Lendo uma tradução do inglês
Enquanto ainda prossigo estudando os textos básicos de sempre (KUK e a ideia de "organismo", relação com a natureza e outros temas..., por exemplo) caiu aqui este "Sobre a alma do mundo" de Schelling e pela primeira vez, nas horas vagas, estou me aventurando na leitura desse texto:
. ' .
"[...] apesar do título, a obra é um tratado sobre o lugar da biologia nas ciências naturais e desenvolve muitos dos temas encontrados na filosofia de Kant, bem como na biologia contemporânea"
...
"Esta é a primeira tradução de "Sobre a Alma do Mundo" (1798), de FWJ Schelling, para o inglês, e é acompanhada pela minha Introdução à obra. A tradução baseia-se na edição recente da obra produzida no Historisch-kritische Ausgabe das obras de Schelling, com sua riqueza de estudos detalhados, e fornece paginação tanto para essa edição quanto para a edição de referência padrão das obras de Schelling, ed. KFA Schelling (1856-1861). A Introdução argumenta que, apesar do título, a obra é um tratado sobre o lugar da biologia nas ciências naturais e desenvolve muitos dos temas encontrados na filosofia de Kant, bem como na biologia contemporânea. A Introdução também serve para trazer o considerável volume de estudos alemães recentes em história e filosofia das ciências naturais à atenção dos leitores de língua inglesa em história e filosofia das ciências, bem como em Filosofia Idealista"
...
Sobre a tradução: "In the 17th century Schelling wrote On the World Soul as a Pythagorean commentary on the science that was being discussed in his day. From conversations about thermodynamics to light and magnetism, this volume is an undiscovered mine of philosophy & science."
______.
ARISTÓTELES. De Anima. Apresentação, tradução e notas de Maria Cecília Gomes dos Reis. São Paulo: Ed. 34, 2006.
DESCARTES, R. Oeuvres. Org. C. Adam e P. Tannery. Paris: Vrin, 1996. 11v. [indicadas no texto como Ad & Tan]
_______. Descartes: oeuvres et lettres. Org. André Bidoux. Paris: Gallimard, 1953. (Pléiade).
______. Discursos do Método; Meditações; Objeções e Respostas; As Paixões da Alma; Cartas. (Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e notas de Gerard Lebrun; Trad. de J. Guinsberg), Bento Prado J. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).
______. O mundo (ou Tratado da luz) e O Homem. Apêndices, tradução e notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade de julgar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
______. Crítica da faculdade de juízo. 3. ed. Forense Universitária, 2012.
KIM, Jaegwon. Philosophy of Mind. 3. ed. Routledge, 2011.
POPPER, K. (1993). Lógica da pesquisa científica. São Paulo: Edusp.
______. O conhecimento e o problema mente-corpo. Lisboa: Edições 70, 2009.
______; ECCLES, J. C. O cérebro e o pensamento. Campinas, SP: Papirus; Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1992.
______. O conhecimento objetivo. Belo Horizonte, MG: Itatiaia, 1999.
______. O eu e seu cérebro. Campinas, SP: Papirus; Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 1995.
______. Conjecturas e refutações. Trad. Bath S. Brasília: UB, 1972.
SCHELLING. F. W. J. Schelling. Clara ou Sobre a conexão da natureza com o mundo dos espíritos: um diálogo. 2. ed. Trad. Muriel Maria-Flickinger. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 2015.
______. Dedução Geral do Processo Dinâmico. São Paulo: LiberArs, 2018.
TEIXEIRA, Lívio. Ensaio sobre a moral de Descartes. 1955. 222p. Tese (Cátedra) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. São Paulo, 1955.
WRIGHT, Timothy W. (editor). Schelling's On the world Soul. Independently published, 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário