quinta-feira, 20 de abril de 2017

VIDA SIMPLES

(LECTURES 17)

“Musônio Rufus, como os outros estóicos antigos, faz a conexão entre a natureza humana e a natureza divina. Musonius argumenta que até os animais não existem apenas para o prazer. Portanto, o maior potencial para cada criatura é mais do que 'comer, beber, acasalar sem restrições'. Ele sugere: ‘A natureza de cada criatura determina, afinal, a virtude característica dela’. Centelha do divino, nosso potencial está acima do dos animais. Epicteto mais tarde fará ecoar Musonius ao afirmar:

‘É assim vergonhoso para um ser humano começar e terminar onde os animais irracionais assim o fazem. Em vez disso, ele deve começar onde eles começam e terminar onde a natureza terminou em relação a nós mesmos. Agora ele terminou com a contemplação, e compreensão, e um modo de vida que está em harmonia com a natureza. Tome cuidado, então, para que você não morra sem ter contemplado essas realidades.' (Discursos 1.6.20-22)

E Musonius continua:

'E assim é uma suposição razoável que um ser humano também não vive de acordo com a natureza quando vive por prazer, mas sim quando vive pela virtude. É quando ele merece elogios e pode justamente pensar bem de si mesmo e ser esperançoso e corajoso. Uma disposição alegre e uma alegria segura acompanham automaticamente estes atributos. De fato, o ser humano, só entre as criaturas na terra, é a imagem do divino e tem as mesmas virtudes que o divino. Mesmo considerando os deuses, somos incapazes de pensar em características melhores do que inteligência e justiça, ou melhores que a coragem e o autocontrole. Portanto, um deus, porque possui essas virtudes, não é vencido pelo prazer ou pela ganância. Ele é mais forte que o desejo, a inveja e o ciúme. Ele é magnânimo e um benfeitor e amante da humanidade. Acreditamos que um deus tem esses atributos. Portanto, um ser humano, na medida em que é uma cópia de um deus, deve ser considerado como um deus, quando ele age de acordo com a natureza.
Viver de acordo com a natureza corresponde a viver de acordo com o melhor de nossa natureza humana, que é o divino dentro de nós que nos inspira a viver vidas excelentes (virtuosas)."
______.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KANTS 300. GEBURTSTAG

Immanuel Kant Via "Zoom"