domingo, 18 de junho de 2017

MANUAL DISCUTE QUESTÕES DE ÉTICA TEÓRICA E APLICADA

Resultado de imagem para manual de ética

"Contribuições para o estudo da ética filosófica e análise de problemas morais."

Desde sua publicação em 2014, tenho retomado sempre os textos apresentados ao longo desta obra.
Trata-se de riquíssimo material que a meu ver possibilita que seu leitor evite ou escape de "lugares-comuns" defendidos, por todos os lados, (difícil encontrar alguém que não se arrisque a falar sobre o assunto, mesmo sem nenhum treino no assunto), e o fazem num tom que torna notória a pouca familiaridade com os clássicos no assunto (de todos tempos). 
Os temas aqui, ao contrário, são apresentados e discutidos seriamente a partir das questões a que se propõe cada especialista numa determinada área em que atua

"Este livro é um compêndio destinado apresentação dos subsídios oferecidos pela cultura filosófica para análise de questões éticas, assim como para orientação de juízos práticos, decisões e condutas em que tais questões estejam envolvidas. Sua elaboração envolveu a colaboração de trinta e sete especialistas, vinculados a vinte instituições universitárias. As reflexões e análises apresentadas em seus trinta e dois capítulos constituem uma riquíssima fonte de referências para quem quer que se veja confrontado com questões éticas complexas e que precise avaliá-las de maneira mais rigorosa e precisa. O resultado desse esforço é também um amplo e aprofundado conjunto de contribuições para ensino de ética nas disciplinas que, direta ou indiretamente, tratam desse tema nas universidades brasileiras [...]."

______.
TORRES, José Carlos Brum (Org.). Manual de ética: questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ: Vozes; Caxias do sul: Universidade de Caxias do Sul: BNDES, 2014.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...