segunda-feira, 24 de julho de 2017

DOS PRINCÍPIOS GERAIS DA MORAL

Resultado de imagem para paper product


“As disputas com homens teimosamente obstinados em seus princípios são dentre todas as mais tediosas, exceto talvez aquelas com pessoas inteiramente insinceras que não acreditam realmente nas opiniões que defendem mas engajam-se na controvérsia por afetação, por um espírito de oposição ou pelo desejo de mostrar um brilho e inventividade superiores aos do resto da humanidade. Em ambos os casos deve-se esperar a mesma aderência cega aos próprios argumentos, o mesmo desprezo pelos seus antagonistas e a mesma veemência apaixonada com que insistem em sofismas e falsidades. E como o raciocínio não é a fonte da qual nenhum desses contendores deriva suas doutrinas, é vão esperar que a lógica – que não se dirige aos afetos – consiga alguma vez leva-los a abraçar princípios mais sadios”.

(HUME, David. Uma investigação sobre os princípios da moral. Trad: José Oscar de Almeida Marques. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 1995).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...