quarta-feira, 5 de setembro de 2018

DIGNITAS PERSONAE: ÉTICA E BIOÉTICA

1.   2. 


Relendo, a mesma temática a partir de outra fonte, bastante comum em diversos momentos nessa página. Ainda na esteira de algumas reflexões que fiz e estudei entre 2010 e 2012, inclusive acompanhando a posição abaixo (Cardeal Ratzinger) e a de Jürgen Habermas, filósofo alemão. 

1. “A Instrução Dignitas Personae: sobre algumas questões de Bioética é um texto atual e de extrema importância para os católicos e pessoas que acreditam na dignidade da pessoa humana. O presente texto está dividido em três partes mais a conclusão: começa apresentando os aspectos antropológicos, teológicos e éticos da vida e da procriação humana, analisa os novos problemas em matéria de procriação e também as novas propostas terapêuticas que comportam a manipulação do embrião ou do patrimônio genético humano. Tudo sempre manifestando a posição da Igreja e de como o fiel deve se comportar.”

2. “Dois dos pensadores da atualidade que representam mundos intelectuais opostos procuram responder à pergunta pelos fundamentos de uma ordem social baseada na liberdade e na paz. O livro é fruto do histórico encontro promovido pela Academia Católica da Baviera em 2004 entre um dos filósofos mais importantes da atualidade e o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, do Vaticano, o atual Papa Bento XVI. Trata­-se de um importante documento que debate a situação espiritual do nosso tempo e abre perspectivas para o futuro. O tema do diálogo gira em torno das “bases morais pré­-políticas de um Estado liberal”. Para Jürgen Habermas, esse último fundamento só pode ser a razão prática de um pensamento secular pós­-metafísico; para Ratzinger trata-­se da realidade do ser humano como criatura sob a perspectiva de seu criador, uma realidade anterior a qualquer determinação racional por parte da comunidade. A grande vantagem do presente livro, frente a tratados mais detalhados e volumosos, é aquela de reunir textos densos e pouco extensos. Aqui, o leitor pode confrontar duas formas de argumentação sólidas que se concentram no essencial.”





______.
1. BENTO XVI. Instrução Dignitas Personae: sobre algumas questões de Bioética. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009.

2. HABERMAS, Jürgen. . Dialética da secularização: sobre razão e religião. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...