segunda-feira, 24 de setembro de 2018

PAZ E SERENIDADE


Meus grandes temas nas reflexões atuais. 

Longe de mim perseverar em estratégias antigas, que faziam de mim um indivíduo  pessimista! Difícil corrigir  isso senão com passos  firmes  na  constituição  de  paz  e  serenidade, aparando arestas;  pois que...:


Retraçando de vez um caminho novo, é imperativo "Matar o homem velho". As ideias que se arregimentam e são defendidas pelos "integrados" afastam-me cada vez cada vez mais ao convívio comigo! Não há projeto mais digno que ser um
Nem é novidade que os grandes sempre foram os esquecidos, os enganados, pouco ouvidos, até atacados; mas que fazem muita falta nos dias de hoje. É a esses grandes e seus nobres ideais que me filiei de tempos para cá, ou que a eles retornei ... Estudar a mente e ação desses gigantes da moral me faz convicto de que não quero mais "ir por aí". E, aconteça o que acontecer, ideias antigas eu as estraçalhei, com projetos que já eram meus, que até os havia abandonado em favor de influências tacanhas, tão pueris e até más ou inconsequentes. Nada de revolução que não esteja fincada num projeto de pura reforma interior. O Bem! Ah, o Bem!
Preparando um Adeus! 
Armando-me do silêncio!
Só de coisas elevadas tenho alimentado o Espírito.
...

Neste sentido, como tenho investido neste projeto pessoal acima descrito em linhas gerais; também tenho anotado alguns ensinamentos destes grandes sábios. São brevíssimos textos, mas sempre com muita profundidade. Alguns sintetizam aprendizados perenes, para a vida toda! Como este, um dos "Fragmentos" traduzidos pelo professor Aldo Dinucci, abaixo:

“Não se vive belamente o dia que nasce sem propô-lo como o último”
______.
FRAGMENTO 22 (ESTOBEU 3.1.48 = 3.1.77 - CAPÍTULO 1: SOBRE A VIRTUDE).
“Fragmentos" traduzidos pelo professor Aldo Dinucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...