segunda-feira, 10 de setembro de 2018

REFLEXÕES HERMENÊUTICAS




Só uma brevíssima reflexão... 

“A filosofia brota desse enigma, sem ignorar que a religião trata de responde-lo...”

"A Filosofia da religião tem como tarefa principal refletir sobre o sentido da resposta que se dá à pergunta fundamental: Por que vivemos?, bem como o lugar que essa resposta ocupa na existência humana, seja individual, seja coletiva. O autor defende que a filosofia surge desse enigma existencial, ao qual a religião também busca oferecer respostas. Nesse sentido, o autor recorda que a religião oferece as respostas mais sólidas, antigas e fidedignas à questão do sentido da vida. O próprio objeto supremo da maioria das religiões, ou seja, Deus, é uma das melhores respostas à questão filosófica de saber por que há o ser e não o nada. Por isso, a religião não pode deixar de interessar à filosofia em sua própria busca de sabedoria."

"[...] A filosofia da religião pretende, portanto, ser uma reflexão sobre a essência da religião e suas razões, ou até sua desrazão. Com efeito, de que depende essa força religiosa que a atualidade está longe de desmentir." 
______.
GRONDI. Jean. Que saber sobre filosofia da religião. Editora Ideias e Letras, 2012.
O autor: Professor de filosofia na Universidade de Montreal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...