segunda-feira, 29 de outubro de 2018

IMMANUEL KANT E A MÚSICA: REVISITANDO UM TEMA



E, um autor como Immanuel Kant, que também me possibilita algumas reflexões sobre a música, me faz lembrar os tempos de estudos de música. Bons tempos, aliás.

Aqui, além de ter lido o livro, fiz um apanhado de referências sobre o tema, inclusive acrescentando um livro sobre Kant e Hanslick.:

Sobre o livro de Nachmanowicz, indicado abaixo:

“É possível pensar musicalmente?” A questão colocada por Ricardo Nachmanowicz no início de seu livro pode ser considerada “clássica” em dois sentidos: tanto o é porque sempre retorna em toda estética da música, tornando-se a pedra de toque para a avaliação da fecundidade das respostas, como também porque, do ponto de vista formal, ela somente adquire sentido pleno, na tradição da música ocidental, a partir do período clássico ou, mais precisamente, entre este e o período romântico. Não é por acaso que os autores aos quais Nachmanowicz dedica seus esforços sejam Eduard Hanslick e, sobretudo, Kant. Ao primeiro, coube o reconhecimento de que “o ouvir atento” que caracteriza a apreciação de formas musicais tem um componente vinculado ao entendimento, uma condição singular que se mostra na medida em que se oculta: tudo ocorre como se a apreciação se fizesse de modo imediato, no estrito deixar-se levar pela sucessão das ideias musicais, conquanto esse abandono ao sentido das formas sonoras dependa, criticamente, de uma complexa operação do entendimento, o que significa que se dá de modo mediado (um passo que a noção de “ideia musical”, evocada por Hanslick, já indica). A Kant foi legada, por Nachmanowicz, a tarefa atlante de esclarecer essa condição da significação musical, uma tarefa que se desdobra na pergunta acerca da possibilidade de uma epistemologia da música..."

–––––––
Texto prof. José Oscar de Almeida Marques sobre o tema:

Sugestão de livro:

NACHMANOWICZ, Ricardo Miranda. Lógica e música: conceitualidade musical a partir da filosofia de Kant e Hanslick. Belo Horizonte, MG: Relicário edições, 2014

...

ABBEG, W. Musikästhetik und Musikkritik bei Eduard Hanslick. Gustav Bosse Verlag, Regensburg, Alemanha, 1974.

BAUMGARTEN, A.G. Theoretische Ästhetik. Hamburg, Alemanha, 1983.

BECKER, A.; VOGEL, M. (Org.). Musikalischer Sinn. Suhrkamp, Frankfurt, Alemanha, 2007.

BORBA T.; GRAÇA L. Dicionário de música. Ed. Cosmos, Lisboa, Portugal, 1962.

CASSIRER, E. Kant, vida y doctrina. Fondo de Cultura Economica, México, 1948.

____________. Rousseau, Kant, Goethe. Ed. Belin, Saint-German-du-Put, França, 1996.

DAHLHAUS, C. Analyse und Werturteil. Schott, Mainz, Alemanha, 1970.

_____________. Die Idee der absoluten Musik. Bärenreiter, Kassel, Alemanha, 1994.

_____________. Esthetics of Music. Cambridge U.P., 1995.

DÜRR, W. Sprache und Musik. Bärenreiter, Kassel, Alemanha, 1994.

EGGEBRECHT, H.H. Musikalisches Denken. Heinrichshofen Verlag, Wilhelmshaven, Alemanha, 1977.

GATZ, F.M. MusikÄsthetik in ihren Hauptrichtungen. Verlag von Ferdinand Enke, Stuttgart, Alemanha, 1929.

GIORDANETTI, P. Kant und die Musik. Königshausen. Neumann, Würzburg, Alemanha, 2005. 

HANSLICK, E. Do belo musical. Editora da Unicamp, Campinas, 1989.

HIRSCH, F. Das grosse Wörterbuch der Musik. Verlag Neue Musik Berlin, Alemanha, 1985. 

HÖFFE, O. Immanuel Kant. Verlag C.H. Beck, Alemanha, 2000.

KANT, I. Dissertação de 1770. Imprensa Nacional, Casa da Moeda, Portugal, 1985.

_______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Porto Editora, 1986.

_______. Crítica da razão pura. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2ª Ed., 1989.

_______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992a.

_______. Crítica da Faculdade do juízo. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2012.

________. Idéia de uma História universal de um ponto de vista cosmopolita. Martins Fontes, 2004.

________. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Papirus, Campinas, 1993.

_______. Duas introduções à crítica do juízo. Org. Ricardo Terra, Editora Iluminuras Ltda., São Paulo, 1995.

_______. Werke in sechs Bänden. Heraus. von Wilhelm Weischedel, Wissenschaftlichen Buchgesellschaft, Darmstadt, 1998.

_______. Lógica. Biblioteca Tempo Universitário, 1999.

_______. Manual dos cursos de lógica geral. Editora da Unicamp, 2003.

_______. Crítica da razão prática. Martins Fontes, São Paulo, 2002.

KARBUSICKY, V.(Org.). Sinn und Bedeutung in der Musik. Wissenschaftliche Buchgesellschaft Darmstadt, Alemanha,1990.

KIVY, P. Music alone. Cornell U.P., 1990.

KULEMKAMPFF, J. Kants Logik des ästhetischen Urteils. Vittorio Klostermann, Frankfurt, Alemanha, 1978.

______. Musik bei Kant und Hegel. In: Hegel Studien, Band 22, Bouvier Verlag Herbert Grundmann, Bonn, Alemanha, 1987.

LAZAROFF, A. The kantiansSublime: Aesthetic Judgment and Religious Feeling. in Kant studien, Heft 2, 1980.

LEBRUN, G. Kant e o fim da metafísica. Martins Fontes, São Paulo, 1993.

__________. Sobre Kant. Iluminuras, São Paulo, 2001.

ROSCHER, W. Musik, Kunst, Kultur als Abenteuer. Bärenreiter, Kassel, Alemanha, 1994.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...