sábado, 20 de outubro de 2018

LIBERDADE MENTAL É SUPREMA


Tendo acompanhado essa temática há alguns anos, em meio às pausas na pesquisa, deparei-me recentemente com a obra desse autor A. A. Long, que já postei aqui logo que tive acesso e juntei às leituras que tenho feito do trabalho do prof. Aldo Dinucci. 
Muita aprendizagem e reflexão.

.’.

“Uma excelente nova edição do famoso manual sobre estoicismo de Epictetus - traduzida por uma das principais autoridades do mundo sobre filosofia estóica.

Nascido escravo, o filósofo romano estóico Epictetus (c. 55-135 d. C.) ensinou que a liberdade mental é suprema, pois pode libertar uma pessoa em qualquer lugar, até mesmo em uma prisão. Em How to Be Free, A. A. Long - uma das principais autoridades do mundo sobre o estoicismo e pioneiro em seu notável reavivamento contemporâneo - oferece uma excelente nova edição do célebre guia de Epictetus sobre a filosofia estóica da vida (Encheiridion), juntamente com uma seleção de reflexões relacionadas em seus discursos.

A liberdade, para Epictetus, não é um direito humano ou uma prerrogativa política, mas uma conquista psicológica e ética, um 'dom' que só nós podemos conceder a nós mesmos. Todos nós podemos ser livres, mas somente se aprendermos a atribuir um valor supremo ao que podemos controlar (nossas motivações e reações), tratar o que não podemos controlar com equanimidade e ver nossas circunstâncias como oportunidades de ter um bom desempenho e estar bem, não importa o que nos aconteça através do infortúnio ou das ações de outras pessoas.

'Como ser livre' apresenta novas traduções esplêndidas e o grego original em páginas opostas, uma introdução convincente que define Epictetus no contexto e descreve a importância da liberdade estóica hoje e um inestimável glossário de palavras-chave e conceitos. 

O resultado é uma introdução incomparável a esse método poderoso de gerenciar emoções e lidar com situações da vida, das mais comuns às mais exigentes.”

(Os grifos são meus)

______
LONG, A. A. How to be free. Princeton, New Jersey:  Princeton University Press, 2018.


...
Sobre o autor:

A. A. Long is professor emeritus of classics and affiliated professor of philosophy at the University of California, Berkeley. His many books include Epictetus: A Stoic and Socratic Guide to Life, Stoic Studies, and (with Margaret Graver) Seneca: Letters on Ethics. He lives in Kensington, California.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...