sábado, 29 de dezembro de 2018

DENKEN UND SELBST: VORLESUNGEN ÜBER SUBJEKTIVITÄT. PENSAR E SER SI MESMO: PRELEÇÕES SOBRE A SUBJETIVIDADE



Essa obra de Dieter Henrich, em que há meses estou dedicando grande parte de tempo à leitura; apesar das dificuldades com o idioma, é dividida em cinco partes que, num conjunto de preleções sobre perguntas fundamentais da Filosofia com especial urgência, segundo ele, para consciência moderna. Cada uma das cinco partes da obra é uma contribuição para a compreensão sobre a subjetividade ampliada e condensada ao longo de cada uma das preleções que Henrich desenvolve. São independentes entre si, mas cada uma se desenvolve a partir dos resultados obtidos na preleção anterior e segue aprofundando nos temas.

1.
“Os seres humanos não vivem apenas, eles precisam conduzir sua vida a partir do saber de si mesmo. Por isso, sua autoconsciência em relação a tudo que os define como seres humanos é elementar e imediata. Não é, porém, indiferenciada. Sua constituição complexa se articula de modo espontâneo e em pensamentos de natureza especial. Por meio de outros pensamentos tampouco arquitetados, o ser humano se põe numa relação com o todo de um mundo e é envolvido na reflexão sobre seu ser si mesmo. A tarefa da filosofia é investigar esses pensamentos. Ela precisa, primeiramente, esclarecê-los e desdobrá-los, para então reuni-los desenvolvê-los em um entendimento sobre a vida humana. Os títulos das cinco partes desta obra remetem a essa tarefa.

2.
Não é possível desenvolver de forma nova temas do pensamento que têm longa história sem enfrentar, ao mesmo tempo, também a crítica secular às suas precondições e ao seu poder desbravador. Se temas que dominaram a filosofia mais recente desde os seus inícios são expostos sob uma nova luz - como pretendo fazer aqui – então essa luz deve expor e incluir também as razões que levaram à revolta destruidoras contra todas essas formações conceituais. Nem o gesto destruidor nem a defesa voltada contra ele nos levará ao fundamento de uma intelecção que não pretende tanto evocar um futuro, mas resistir àquilo que virá."
(Somente os Grifos e Destaques são meus)

Desafio posto, prossigamos.
Agora, aproveitando que saiu a tradução, estudando o idioma e cotejando! 

______.
HENRICH, Dieter. Denken und Selbst: Vorlesungen über Subjektivität. Suhrkamp, 2016.

______. Pensar e ser si mesmo: preleções sobre a subjetividade. (Trad. Markus A. Hediger; Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...