quinta-feira, 25 de abril de 2019

MEDITAÇÃO RETROSPECTIVA NOTURNA VII: ÀS RENOVADAS ESPERANÇAS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre
(IMAGEM: "Self Made Man" - Bobbie Carlyle)


A mim, esculpir-me... desbastar as arestas... 

Esses dois textos, já os citei por aqui, outras vezes. Somam-se em projeto de cunho existencial, em andamento, há anos! 
Aqui, mantido o foco, reflito (não escrevo ainda), sobre o que disseram Marco Aurélio e Plotino no que convém dar prioridade: "beleza interna", "belo e completo em si mesmo" e; evitar a "gloríola".
Persistência na busca de si, por si! Boas escolhas pelo caminho e, otimizar as buscas!

.'.

"Tudo o que é belo, de qualquer maneira que o seja, é belo por si e completa-se a si mesmo, porque os louvores não fazem parte de sua constituição. Um objeto não se torna, pois, melhor ou pior pelo fato de ser elogiado. E isto refere-se até às concepções vulgares da beleza — por exemplo, os objetos materiais, as obras de arte. Que necessidade de louvores tem uma coisa realmente bela? Nenhuma. Tanta como a lei, a verdade, a bondade ou o pudor. Qual destas coisas é boa pelo fato de ser elogiada, qual deixa de existir por ser censurada? Perde a esmeralda o seu valor se a não encarecem? E o ouro? E o marfim? E a púrpura? E a lira? E a espada? E a flor? E a árvore?"
______.
(MARCO AURÉLIO. Meditações, IV : 20 - Tradução de Virgínia de Castro e Almeida).


Portanto:
...

"Volta o teu olhar para ti mesmo e olha. Se ainda não tiveres a beleza em ti, faz como o escultor de uma estátua que tem de ser tornada bela. Ele talha aqui, lixa ali, lustra acolá, torna um traço mais fino, outro mais definido, até dar à sua estátua uma bela face. Como ele, tira o excesso, remodela o que é o oblíquo, clareia o que é sombrio e não pára de trabalhar a tua própria estátua até que o esplendor divino da virtude se manifeste em ti, até que vejas a disciplina moral estabelecida num trono santo". 
______.
(PLOTINO. In: Tratado das Enéadas.

(Grifos meus)
...
E é interessante que, de tempos em tempos aparecem mais e mais entusiasmos... O mais recente, aqui, tem sido uma surpresa! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...