sexta-feira, 28 de junho de 2019

REVISITANDO A ESTÉTICA RACIONALISTA ALEMÃ: DE LEIBNIZ A LESSING



Durante os dias em férias desse ano, aproveitando o tempo para ler o máximo das leituras obrigatórias; acrescentei e dei início à leitura desse livro. Tema, recorrente em conversas com amigos sobre Estética. Postei quando comecei a ler, terminei de ler ontem 30 de outubro. Para mim, uma excelente discussão sobre o tema. Projeto prossegue...


"[...] uma defesa filosófica de algumas de suas principais idéias [...] de que a beleza desempenha um papel integral na vida, que o prazer estético é a percepção da perfeição, que as regras estéticas são inevitáveis ​​e valiosas. (BEISER, 2009)" 
...

E, “Diotima's Children é um reexame da tradição racionalista da estética que prevaleceu na Alemanha no final do século XVII e no séc. XVIII. É em parte um levantamento histórico das figuras e temas centrais dessa tradição. Mas é também uma defesa filosófica de algumas de suas principais idéias, a saber, de que a beleza desempenha um papel integral na vida, que prazer estético é a percepção da perfeição, que as regras estéticas são inevitáveis ​​e valiosas. Isso mostra que as críticas de Kant e Nietzsche a essa tradição são amplamente infundadas. A tradição racionalista merece uma reavaliação porque é de grande significado histórico, marcando o início da estética moderna, da crítica de arte e da história da arte.”

"Este estudo surgiu da convicção de que o único caminho a seguir em estética é voltar atrás. Para evitar as aporias do presente, devemos recuperar a tradição estética antes de Kant, especialmente a tradição do racionalismo estético de Leibniz a Lessing, que liga a era moderna ao passado clássico. Um estudo adequado dessa tradição nos ensina a importância da beleza na vida, a conexão íntima da beleza com a verdade e a bondade, a necessidade de regras, a importância do paladar e a dimensão cognitiva da experiência estética. Todas essas doutrinas foram rejeitadas por Kant, mas com base em um gosto polêmico, limitado e apressado. A estética contemporânea repousa na polêmica de Kant, mas o custo tem sido grande: a estética não tem mais conteúdo. Qualquer coisa, mesmo latas de sopa e mictórios, são obras de arte. Não advogo a reabilitação por atacado da estética racionalista, apenas o reexame de seus temas centrais. Enquanto a era neoclássica se foi para sempre, muitas de suas idéias fundamentais são de importância duradoura. Mesmo se alguém os rejeitar, é pelo menos importante saber o porquê. Isso significa que precisamos reconstruir os fundamentos intelectuais da tradição racionalista. Essas fundações são muito mais fortes do que muitos suspeitam. Na análise final, eles se apóiam em dois pilares inabaláveis: o princípio da razão suficiente e a autoridade de Diotima. Enquanto este estudo aborda a estética contemporânea, ele se destina principalmente como uma contribuição para os estudos históricos. Tentei esboçar os amplos contornos da tradição racionalista na Alemanha, de Leibniz a Lessing. Embora tenha havido muitos estudos focados em pensadores individuais, não houve nenhum dedicado à tradição como um todo. Felizmente, adotar essa visão mais ampla nos ajudará a ver as floresta e as árvores. Este estudo não pretende ser uma história completa do racionalismo estético na Alemanha. O objetivo é cobrir apenas suas figuras centrais, aquelas que tiveram maior influência." ...

"Diotima's Children is a re-examination of the rationalist tradition of aesthetics which prevailed in Germany in the late seventeenth and eighteenth century. It is partly an historical survey of the central figures and themes of this tradition But it is also a philosophical defense of some of its leading ideas, viz., that beauty plays an integral role in life, that aesthetic pleasure is the perception of perfection, that aesthetic rules are inevitable and valuable. It shows that the criticisms of Kant and Nietzsche of this tradition are largely unfounded. The rationalist tradition deserves re-examination because it is of great historical significance, marking the beginning of modern aesthetics, art criticism, and art history."

(só os grifos são meus)

______.
BEISER, F. C. Diotima’s children: german aesthetic rationalism from Leibniz to Lessing. Oxford: Oxford University Press, 2009.


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