domingo, 23 de junho de 2019

REFLEXÃO MATINAL XLI: VALORES QUE NÃO TEM PREÇO


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(IMAGEM: Pinterest)

Epicteto propõe, como sempre aponto nas meditações por aqui, como um primeiro passo o afastamento dos falsos juízos. A proposta de Epicteto está bem próxima da que tinha sido apresentada por Sócrates. Uma "vida examinada" e orientada por filosofia (não qualquer), como para Sócrates, também para Epicteto esse primeiro passo faria com que compreendêssemos, com o esforço, essa Lei que nos tiraria da ignorância e, além disso, nos colocaria na esteira de dois princípios estoicos fundamentais que devem já formar a base sólida para enfrentarmos a nós mesmos: 
  • a tranquilidade (apatheia)
  • a imperturbável paz de espírito (ataraxia).
"[...] quando o espírito se acalma, tudo se acalma."  

E, bem li, relendo, o “Entretiens”, volume I, da obra de Epicteto, iniciando a manhã, trecho em que trata de valores que nos são mais caros e sobre os quais diria que é pelo valor que concedemos às coisas que geralmente agimos:

“És tu quem precisa inserir isso na sua deliberação, não eu. Pois és tu que conheces a ti mesmo, quanto valor tem para ti mesmo e por quanto vendes a ti mesmo, e diferentes homens vendem-se por diferentes preços (1.2.11).”*

O estoico ocupa-se em agir de modo adequado diante dos acontecimentos da vida, e quando nada pode fazer, não agirá. Isso é uma consequência da aplicação dos princípios “theoremata”  (Encheiridion, 52), a que se dedica, como prokopton. Sua tranquilidade, e imperturbável paz de espírito são daí advindas.

Daí a incessante busca, realizando tais exercícios práticos no cotidiano para alcançar a eustatheia (tranquilidade) e euthymia (crença em si) como já anotei aqui nessa página, mais de uma vez.

______.
DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.

DINUCCI, Aldo. Tradução e comentário à Diatribe de Epicteto 1.2: como manter o caráter próprio em todas as ocasiões. Veredas da História, [online]. Ano V, Edição 2: Juiz de Fora, 2012. p.197-208.

EPICTETO. Entretiens. Livre I. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.

______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.

______. O Encheirídion de Epicteto. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue)

______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.

EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.  https://www.loebclassics.com/

HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.

MARCO AURÉLIO. Meditações, IV : 3, 12, 13 e 17. (tradução de Virgínia de Castro e Almeida)

SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.
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* LINK da tradução e comentário à Diatribe de Epicteto 1.2: como manter o caráter próprio em todas as ocasiões:


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