segunda-feira, 23 de setembro de 2019

REFLEXÃO MATINAL LI: PAZ E SERENIDADE

Resultado de imagem para sombrero galaxy png
"Quem conhece a si próprio triunfa facilmente de si mesmo."
.'.
(Revue, 1862)
...

Paz e serenidade. Meus grandes temas nas reflexões atuais. Pois que...:

Retraçando de vez um caminho novo, é imperativo "matar o homem velho". As ideias tais como se arregimentam e são defendidas pelos "integrados" afastam-me cada vez cada vez mais ao convívio comigo!

Não há projeto mais digno que ser um Só! 

Nem é novidade que os grandes sempre foram os esquecidos, os enganados, pouco ouvidos, até atacados; mas que fazem muita falta nos dias de hoje. É a esses grandes e seus nobres ideais que me filiei de tempos para cá, ou que a eles retornei ...

Estudar a mente e ação desses gigantes da moral me faz convicto de que não quero mais "ir por aí".

E, aconteça o que acontecer, ideias antigas eu as estraçalhei, com projetos que já eram meus, que até os havia abandonado em favor de influências tacanhas, tão pueris e até más ou inconsequentes. 

Nada de revolução que não esteja fincada num projeto de pura reforma interior.

O Bem! Ah, o Bem!

Preparando um Adeus!

Armando-me do silêncio! Só de coisas elevadas tenho alimentado o Espírito.
______.
E, enquanto treinamos a constância, leiamos:

"Poema Transitório

(...) é preciso partir
é preciso chegar
é preciso partir é preciso chegar...
Ah, como esta vida é urgente!

... no entanto
eu gostava mesmo era de partir...
e - até hoje - quando acaso embarco
para alguma parte
acomodo-me no meu lugar
fecho os olhos e sonho:
viajar, viajar
mas para parte nenhuma...
viajar indefinidamente...
como uma nave espacial perdida entre as estrelas."

(Mario Quintana)
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...