segunda-feira, 25 de novembro de 2019

MEDITAÇÃO RETROSPECTIVA NOTURNA XXII: "ATARAXÍA" - IMPERTURBABILIDADE

caverna Son Doong no Vietnã – a maior do mundo - foto Ryan Deboodt.
(IMAGEM: "Pinterest")


[14.b] Κύριος ἑκάστου ἐστὶν ὁ τῶν ὑπ' ἐκείνου θελομένων ἢ μὴ θελομένων ἔχων τὴν ἐξουσίαν εἰς τὸ περιποιῆσαι ἢ ἀφελέσθαι. ὅστις οὖν ἐλεύθερος εἶναι βούλεται, μήτε θελέτω τι μήτε φευγέτω τι τῶν ἐπ' ἄλλοις· εἰ δὲ μή, δουλεύειν ἀνάγκη. 

[14b] O senhor de cada um é quem possui o poder de conservar ou afastar as coisas desejadas ou não desejadas por cada um. Então, quem quer que deseje ser livre, nem queira, nem evite o que dependa de outros. Senão, necessariamente será escravo.(EPICTETO. Encheirídion. 2012).  

Anoto aqui, um brevíssimo texto que apareceu aqui, nas lembranças. Sem que seja tomado equivocadamente como defesa de que se deva “rejeitar a riqueza”. Guardo ainda a profunda reflexão que daí se pode retirar e é comum no pensamento estoico, por exemplo. Em certa medida, uma reflexão sobre a "ataraxía" (ἀταραξία): imperturbabilidade da alma. 

a) “Conta-se que Zenão de Cítio perdeu todos os seus bens num naufrágio. Ao se dar conta disso teria dito:

"A sorte deseja que eu seja um filósofo com menos coisas a carregar."

b) E, conta-nos Diógenes:

"Muitas vezes, observando a grande quantidade de mercadorias expostas à venda, ele [Sócrates] dizia a si mesmo: 'De quantas coisas não tenho necessidade!' " (Diogenes Laërtius, II, 25, 1925).

.’.

"Often when he [Socrates] looked at the multitude of wares exposed for sale, he would say to himself, 'How many things I can do without!'"(Diogenes Laërtius, II, 25, 1925).

______.
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de Epicteto. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012.
CÍCERO. On Duties. Trad. W. Miller. Harvard: Loeb Classical Library, 1913.
______. De Finibus. Bonorum Et Malorum. Trad. H. Rackham. Harvard: Loeb Classical Library, 1914.
______. Letters to Friends. Volume I: Letters 1-113. Trad. B. Shackleton. Harvard: Loeb Classical Library, 2001
DESCARTES, René.  As paixões da alma. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
DIÓGENES LAÉRCIO. Lives of Eminent Philosophers. vol. I, II.Trad. R. D. Hicks. Harvard: LoebClassical Library, 1925.
DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.
EPICTETO. Entretiens. Livre I, II, III, IV. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; Fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard:Loeb Classical Library, 1928.
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
______. A filosofia como maneira de viver: entrevistas de Jeannie Carlier e Arnold I. Davidson. (Trad. Lara Christina de Malimpensa). São Paulo: É Realizações, 2016.
______. Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga. Trad. Flavio Fontenelle Loque e Loraine Oliveira. Prefácio de Davidson, Arnold. São Paulo: É Realizações, 2014. 
MARCO AURÉLIO. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...