terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

REFLEXÃO MATINAL LXXVIII: SOBRE "FAZER A COISA CERTA" INTEGRANDO A ESPIRITUALIDADE


Depression and the Soul: A Guide to Spiritually Integrated Treatment (English Edition) por [Peteet, John R.]
Sem fugir jamais dos temas que tenho estudado e comentado aqui, hoje o tema, de enormes implicações filosóficas e até éticas; que aqui destaco, partindo das notícias que me chegam através das várias publicações de resultados nas ciências.

Enfim, a ciência, como já se sabe, desde que surgiu, na era moderna, tem avançado e são inúmeras as conquistas na área. São perceptíveis na sua evolução, várias conquistas e tem se somado um número crescente de “evidências empíricas”. O que se espera com o avanço cada vez maior nas pesquisas, com a melhoria de recursos e novas "descobertas" e abordagens é que seja um campo em que predomine o debate aberto, sem intransigências.

O que aparece nesse breve texto que escrevo aqui, nada mais que anotações de leitura que tenho feito, apontando os avanços na ciência e um certo vínculo com investigações recentes na área de saúde mental; algumas desde o final do século XIX e início do século XX, juntam-se às anteriores ou as superam e corrigem; e são crescentes e bastante significativas.

O que ressalto do que tenho lido, desde há algum tempo; são tópicos que discutem a necessidade de compreensão das pesquisas atuais, dos avanços, das constatações e revisão de alguns percursos a serem retomados e repensados no sentido de destacar uma transição que alguns já defendem e tem pesquisas bem consolidadas na área, e com resultados positivos abrindo mesmo possibilidades para inserção de temas sobre “espiritualidade e saúde”.

O foco fundamental, portanto, é uma análise das discussões sobre o modelo materialista de ciência que sempre foi a tônica dominante, mas que não conseguiu explicações para alguns avanços e novos achados empíricos no domínio da "consciência" e da "espiritualidade", por exemplo. Nesse sentido, alguns desses autores que tenho estudado, entre eles o que citei abaixo; procurando entender o que eles trazem de novidade e postando aqui brevíssimas “resenhas” a partir do que li, estou lendo ou relendo o tempo todo e vou aferindo o que tem sido publicado.

Em seu livro 'Depression and the soul: a guide to spiritually integrated treatment'. New York, NY: Brunner-Routledge, 2015, John R. Peteet, prova o velho ditado de que o melhor médico também é um filósofo. Ele considera como abordar o problema da depressão em um contexto maior e revisa os conceitos atuais de vida bem sucedida em relação ao coração (emoção e volição), a mente (cognição e enfrentamento) e a alma (o eu em relação à realidade transcendente ). Cada capítulo continua explorando a relação entre depressão e o contexto da vida inteira de um paciente. Isso é feito através da consideração de como as lutas existenciais dos indivíduos deprimidos envolvem suas vidas espirituais, revisando a literatura empírica atual sobre depressão e espiritualidade, comparando as perspectivas de várias tradições espirituais ou visões do mundo, e resumindo as formas em que a espiritualidade e a depressão interagem."

I. 

a) Outro livro, de John R. Peteet que estou lendo: "Doing the right thing: an approach to moral issues in mental health treatment (2015)":

Apresentado como "primeiro guia prático para lidar com as questões morais que os médicos enfrentam regularmente em seu trabalho. Escrito para todos os profissionais de saúde mental, Fazendo a coisa certa: uma abordagem para questões morais no tratamento de saúde mental oferece uma estrutura para a tomada de decisões morais sobre o tratamento de pacientes e para ajudar os pacientes a lidar com suas próprias preocupações morais. Com base no pensamento atual em várias disciplinas, 'Fazer a coisa certa' introduz o conceito de funcionamento moral como base para a influência terapêutica. Numerosos exemplos de casos ilustram como avaliar a capacidade dos pacientes de funcionar moralmente. Saiba como são desenvolvidas seis capacidades básicas necessárias para o funcionamento moral e como identificar problemas no funcionamento moral de um indivíduo pode ajudar a orientar a formulação de um plano de tratamento. - Tratar pacientes com problemas de funcionamento moral. Apreciar quando é hora de deixar de lado a neutralidade como uma postura terapêutica em favor de uma abordagem mais direta para ajudar os pacientes a assumir compromissos morais, decisões e autoavaliações e desenvolver o caráter moral. - Lidar com os aspectos morais da tomada de decisão clínica - Desenvolver uma estrutura para fazer escolhas morais no planejamento da direção do tratamento, enfrentando resistências e abordando problemas no cuidado eficaz. - Ajude os pacientes a enfrentar os desafios morais. Aprenda a levar em conta os seus próprios valores e os do paciente no raciocínio por meio de dilemas morais. Entenda mais claramente como ajudar os pacientes a lidar com a dor injusta causada por outras pessoas, bem como com a culpa e a vergonha causadas por suas próprias falhas morais. - Desenvolver o potencial terapêutico do crescimento, transformação e integração moral. Descubra o papel de um clínico em ajudar pacientes desmoralizados a reformular seus ideais para obter melhores resultados. Reconheça onde um paradigma moral é útil para melhorar a prestação de cuidados de saúde mental. Conciso, claro e clinicamente relevante, Fazer a coisa certa é um guia valioso e instigante para profissionais de saúde mental novos e experientes que vivem e trabalham em um ambiente moralmente complexo. Também é um excelente texto complementar para cursos que tratam da prática da psicoterapia e dos aspectos éticos dos cuidados em saúde mental."

Para saber mais:

b) VIDEO NUPES/UFJF - Spiritually Integrated Treatment of Depression: A Conceptual Framework: https://www.youtube.com/watch?v=RCNbTcjA_k0

c) Artigo: "Religiousness and Spiritual Support Among Advanced Cancer Patients and Associations With End-of-Life Treatment Preferences and Quality of Life"https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17290065
______.
PETEET, John R. Depression and the soul: a guide to spiritually integrated treatment. New York, NY: Brunner-Routledge, 2015.

______.  Doing the right thing: an approach to moral issues in mental health treatment. Washington, DC: American Psychiatric Association Publishing, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...