sexta-feira, 24 de julho de 2020

REVISITANDO: ESTUDOS DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO E FILOSÓFICO

1.Estudos de História do Pensamento Científico | Amazon.com.br2. 3.DO MUNDO FECHADO AO UNIVERSO INFINITO - 4ªED.(2006) - Alexandre ...

Terminei, há pouco, a releitura, numa pausa, alguns capítulos das obras abaixo. Selecionei alguns capítulos para reler e seguir associando com a temática em que estou mais dedicando tempo, atualmente. Que venham os resultados o mais breve possível.

Retomei essas leituras; estes textos, especificamente, para relembrar que, para Alexandre Koyré, as “formas mais elevadas” do pensamento humano - filosofia, ciência e teologia - se entrecruzam. Não se pode separá-las “em compartimentos estanques”. Dizia ele que Copérnico, Kepler, Newton, Galileu e Descartes, por exemplo, não lidavam apenas com questões científicas, mas tratavam de questões metafísicas e religiosas

É neste sentido que me vi envovido, mais uam vez com os textos, que meciono abaixo:

1.Alexandre Koyré nasceu na pequena cidade de Taganrog, na Rússia, em 1892.  Depois de lutar como voluntário na I Guerra Mundial, em solo russo, Alexandre Koyré formou-se em Filosofia, na França.   Este "Estudos de história do pensamento científico", obra densa e profunda, é o produto da perseverança do trabalho de investigação e pesquisa realizado por este insigne professor. Alexandre Koyré não se atém a conceitos estabelecidos: ele procura nos escritos consagrados o fio condutor que o leva ao conhecimento seguro, e ressalta, com justiça, as dificuldades técnicas da época em que inúmeras experiências científicas foram realizadas. Desse modo, Alexandre Koyré enaltece o esforço daqueles que projetaram essas experiências e expuseram com denodo as suas ideias e conclusões. A partir desse método, Alexandre Koyré derruba mitos e lendas, como o episódio da Torre de Pisa, cujo protagonista, Galileu, teria realizado uma experiência importante. A Torre de Pisa não caiu (provavelmente não cairá), mas a lenda que a imortalizou, essa Alexandre Koyré deitou por terra com humildade e sabedoria, privilégio daqueles que dedicaram suas vidas ao estudo e à reflexão.”

2. “A obra "Estudos de história do pensamento filosófico", de Alexandre Koyré, é o resultado de longos e perseverantes estudos deste competentíssimo mestre. Doutorado em França, tendo como um dos seus mentores o sempre respeitado Bergson, Alexandre Koyré logrou penetrar nos mais indecifráveis textos de alguns filósofos – impossível não nos lembrarmos de Hegel – e trazer à luz o que de melhor essas cabeças pensantes produziram de significativo para a Filosofia e o entendimento do mundo e da alma humana.   Alexandre Koyré, nascido em Tanganrog, na Rússia, aborda a ciência e a filosofia de um modo próprio, não lhes negando o fato de que a inseparabilidade entre as duas é um fator de conhecimento e aprimoramento de ambas, mormente quando se pensa no mundo moderno e suas vicissitudes latentes.    Estes Estudos, de suma importância para os cultores da Filosofia, ultrapassam os limites do conhecimento específico, ao aproximar de si  aqueles leitores ávidos do saber e contumazes em expandir seus horizontes.”

3. "No livro Do Mundo Fechado ao Universo Infinito, o autor exibe algumas de suas melhores análises dos grandes textos clássicos de Nicolau de Cusa, Bruno e Copérnico, Kepler e Galileu, Descartes, Leibniz e Newton. A escolha é fundamentalmente definida por terem eles centrado toda a sua obra na desmontagem e destruição da cosmologia antiga e medieval, substituindo-a pelo universo infinito com que se inaugura o saber moderno. Nesta obra, Koyré nos expõe a história apaixonante de uma tríplice revolução: teológica, filosófica e científica; e, ao fazê-lo, introduz o leitor no amplo quadro de suas análises histórico-conceituais."

______.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

______. Estudos de história do pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

______. Do mundo fechado ao universo infinito.  Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...