quarta-feira, 22 de julho de 2020

MORNING HOURS: LECTURES ON GOD’S EXISTENCE - MOSES MENDELSSOHN - “STUDIES IN GERMAN IDEALISM”


Amazon | Morning Hours: Lectures on God's Existence (Studies in ...

em andamento....

Morning Hours é o último trabalho publicado por Moses Mendelssohn durante sua vida.

Publicado em Berlim no verão de 1785 como uma série de palestras realizadas ao amanhecer, é também a apresentação mais sustentada de suas visões epistemológicas e metafísicas, tudo elaborado no propósito de apresentar provas da existência de Deus.

Mas o Morning Hours é muito mais do que um tratado teórico na forma de palestras relatadas e diálogos ocasionais. O texto foi escrito no meio do Pantheismusstreit, a "disputa" de Mendelssohn com F. H. Jacobi sobre a natureza e a atitude de Lessing em relação a Spinoza e o "panteísmo". Como a última salva de uma guerra de textos com Jacobi, Morning Hours também é a tentativa de Mendelssohn de acertar as contas com Lessing, nesse sentido, demonstrando a importância da ausência de qualquer diferença prática entre o teísmo e um "panteísmo purificado". Mendelssohn apresenta Morning Hours como fruto de sua tentativa de introdução ao “conhecimento racional de Deus”.

Ostensivamente planejado como o primeiro de dois volumes (embora o segundo volume nunca tenha surgido), o texto é dividido em duas partes. Em uma carta de 5 de janeiro de 1784 a Elise Reimarus, Mendelssohn observa que o refutador do espinozismo teria que empreender o "trabalho de sísifo" pensando nos conceitos básicos de “substância, verdade, causa” - e, acima de tudo, “Existência objetiva” e como chegamos a eles.

Mendelssohn compromete-se pelo menos alguns desses trabalhos na primeira parte do Morning Hours, apelidados de “Preliminarconhecimento da verdade, semelhança e erro.Na segunda parte, “Doutrina científica conceitos da existência de Deus", Mendelssohn resolve suas contas com o espinozismo, esboça um "panteísmo purificado" e defende sua inocência, no caminho de apresentar as revisões de suas versões anteriores de provas e o que ele considerou uma nova prova da existência de Deus.

O principal objetivo da introdução a seguir é apresentar uma visão geral dos temas e argumentos de Morning Hours. Mas antes de voltar para essa visão geral, ele pode ser útil para situar o trabalho em relação a tais esforços anteriores, os seus próprios e outros, de seus contemporâneos.

No início do livro, Mendelssohn se esforça para informar ao leitor que, devido a uma doença nervosa, ele não acompanhou os desenvolvimentos mais recentes na filosofia e que o Morning Hours é baseado numa especulação metafísica, a qual, aparentemente não é mais a favor. Nisto, ele está se referindo ao tipo de metafísica em que tinha apresentado cerca de 20 anos antes em seus Philosophical Writings (1761, revisados em 1771), Sobre Evidências em Ciências Metafísicas (1764), e Phaedo: ou Sobre imortalidade da alma, em três diálogos (1767).

Nesses trabalhos anteriores, dedicou-se fortemente, mas não acriticamente, aos escritos de Leibniz e Wolf, Mendelssohn defendia uma ampla gama de temas: a compatibilidade da liberdade humana com a liberdade e harmonia pré-estabelecida, a identidade dos indiscerníveis, a existência e a simplicidade e imortalidade da alma. [...]”

______.

ANTOGNAZZA, Maria Rosa. The Oxford Handbook of Leibniz. Oxford University Press, 2018.

BUTLER, J; CLARKE, S; HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, W. Filosofia moral britânica: Textos do Século XVIII. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2014.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant: o desenvolvimento moral pré-crítico em sua relação com a teodiceia. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. A religião nos limites da simples razão. Edições 70, Lisboa, 1992.

LEIBNIZ. G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

MENDELSSOHN, Moses.  Morning hours: lectures on God's existence. Translated by Daniel O. Dahlstrom and Corey Dyck. Dordrecht Heidelberg London New York: Springer, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM TEMA EM VÁRIAS ABORDAGENS, PERSPECTIVAS E TRADIÇÕES

Estudo o tema em diversas perspectivas. Não conhecia essa abordagem. Estou lendo e já acrescente às minhas referência para futuras discussõe...