"Se, pois, para as coisas que
fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no
interesse desse fim; e se é verdade que nem toda coisa desejamos com vistas em
outra (porque, então, o processo se repetiria ao infinito, e inútil e vão seria
o nosso desejar), evidentemente tal fim será o Bem, ou antes, o Sumo Bem." (ARISTÓTELES.
1984).
...
O Sumo Bem como “fim”
exige que nosso esforço seja no sentido de não desperdiçarmos o já alcançado.
Que o já conquistado seja preservado num abraço resoluto na busca das virtudes
De olho no conjunto,
faz-se necessário que se sustente em fundamentos sólidos, perenes, os avanços de si por si, para si.
É dever a impor-se; o tornar mais nobre o que há muito é desejado e
buscado. Já existe, em certa medida; ainda fragmentado, disperso e necessita
unidade. É melhor abandonar o que não somos nós, o que não é tarefa nossa.
E, neste sentido são sinais
de progresso, segundo Epictetus:
“[48.b1] Σημεῖα προκόπτοντος· οὐδένα ψέγει, οὐδένα ἐπαινεῖ, οὐδένα μέμφεται,
οὐδενὶ ἐγκαλεῖ, οὐδὲν περὶ ἑαυτοῦ λέγει ὡς ὄντος τι ἢ εἰδότος τι. ὅταν ἐμποδισθῇ
τι ἢ κωλυθῇ, ἑαυτῷ ἐγκαλεῖ. κἄν τις αὐτὸν ἐπαινῇ, καταγελᾷ τοῦ ἐπαινοῦντος αὐτὸς
παρ' ἑαυτῷ· κἂν ψέγῃ, οὐκ ἀπολογεῖται. περίεισι δὲ καθάπερ οἱ ἄρρωστοι, εὐλαβούμενός
τι κινῆσαι τῶν καθισταμένων, πρὶν πῆξιν λαβεῖν.
[48.b1] Sinais
de quem progride: não recrimina ninguém, não elogia ninguém, não acusa ninguém,
não reclama de ninguém. Nada diz sobre si mesmo – como quem é ou o que sabe.
Quando, em relação a algo, é entravado ou impedido, recrimina a si mesmo. Se
alguém o elogia, se ri de quem o elogia. Se alguém o recrimina, não se defende.
Vive como os convalescentes, precavendo-se de mover algum membro que esteja se
restabelecendo, antes que se recupere.
[48.b2] ὄρεξιν
ἅπασαν ἦρκεν ἐξ ἑαυτοῦ· τὴν δ' ἔκκλισιν εἰς μόνα τὰ παρὰ φύσιν τῶν ἐφ' ἡμῖν
μετατέθεικεν. ὁρμῇ πρὸς ἅπαντα ἀνειμένῃ χρῆται. ἂν ἠλίθιος ἢ ἀμαθὴς δοκῇ, οὐ
πεφρόντικεν. ἐνί τε λόγῳ, ὡς ἐχθρὸν ἑαυτὸν παραφυλάσσει καὶ ἐπίβουλον.
[48.b2] Retira
de si todo o desejo e transfere a repulsa unicamente para as coisas que, entre
as que são encargos nossos, são contrárias à natureza. Para tudo, faz uso do
impulso amenizado. Se parecer insensato ou ignorante, não se importa. Em suma:
guarda-se atentamente como um inimigo traiçoeiro”.
Tudo por realizar, ainda...
______.
ARISTÓTELES. Metafísica;
Ética a Nicômaco; Poética. (Tradução
Vincenzo Coceo, Leonel Vallandro e Gerd Bornheim e Eudoro de Souza. São Paulo:
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