quinta-feira, 3 de junho de 2021

KANT SOBRE AUTOCONHECIMENTO E AUTOFORMAÇÃO: A NATUREZA DA EXPERIÊNCIA INTERIOR

 

Como tem acontecido de tempos para cá; aliás desde que iniciei os estudos da obra de Immanuel Kant, tenho reunido um conjunto de leituras sobre os principais temas que mais me interessam e que anoto aqui, nessa página, para mais fácil localização e retomada dos mesmos. Sempre mantendo o referencial básico para tais leituras, como é o caso aqui.

Recentemente, num dia como hoje, durante os estudos, tive acesso ao livro escrito por Katharina Kraus. Uma autora que estuda a obra de Immanuel Kant, que não conhecia e produziu essa obra focada numa abordagem da história da filosofia moderna, especialmente, na filosofia da mente e psicologia. Sua pesquisa atual diz respeito à concepção de autoconhecimento empírico de Kant, bem como à perspectiva da primeira pessoa, incluindo questões como seu status epistêmico especial, sua relação com a racionalidade e sua relevância para a psicologia científica. Além disso, ela também está interessada em filosofia da ciência, epistemologia e psicologia moral. Isso me fez ter interesse em acompanhar mais de perto essa produção. 

Aos estudos, portanto! Que seja proveitosa para a pesquisa mais esse contato. Ou pelo menos, para produção de um texto.

O livro:

KRAUS, Katharina. Kant on Self-Knowledge and Self-Formation. Cambridge University Press, 2020.

"Como um proeminente filósofo da Aufklärung , Kant - é sabido - convoca todos os humanos a formarem suas próprias opiniões, independentemente das restrições impostas a eles por outros. Dito isso, Kant enfoca a razão humana universal e pouco nos diz sobre o que nos torna pessoas individuais. Neste livro, Katharina T. Kraus explora a concepção especificamente kantiana de personalidade psicológica, explicando como, de acordo com Kant, passamos a nos conhecer como tais pessoas. Baseando-se nas obras críticas de Kant, bem como em seus Vorlesungen e Reflexionen, Kraus desenvolve a primeira concepção textualmente completa e sistematicamente coerente de nossa capacidade de fazer o que Kant chama de “experiência interna”. A concepção original de Kant de conhecimento e autoconstituição que ela propõe aborda questões atuais na filosofia da mente e será relevante para os debates filosóficos contemporâneos. Será do interesse de especialistas em história da filosofia, bem como de especialistas em filosofia da mente e psicologia.”

A autora: KATHARINA KRAUS

"Seus interesses de pesquisa estão centrados na história da filosofia moderna, especialmente Immanuel Kant, e na filosofia da mente e psicologia. Sua pesquisa atual diz respeito à concepção de autoconhecimento empírico de Kant, bem como à perspectiva da primeira pessoa, incluindo questões como seu status epistêmico especial, sua relação com a racionalidade e sua relevância para a psicologia científica. Além disso, ela também está interessada em filosofia da ciência, epistemologia e psicologia moral."

Mesa redonda: “Table ronde "Kant on Self-Knowledge and Self-Formation", de Katharina Kraus, 7 juin 2021, 18 h-20 h (en ligne)”

Link do evento: http://etudeskantiennes.mozello.fr/actualites/params/post/3118048/table-ronde-kant-on-self-knowledge-and-self-formation-de-katharina-kraus-7-?fbclid=IwAR2qpTLVsCTRYuT8EdWOlgoeVtoQhe-AF1xBU9xhGOEToCDtq98kaALvAno

...
Link 1:


Sugestão:

Link 3: "Mundos alemães da EA: história das ideias e representações. Universidade de Paris 8 - Saint-Denis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM TEMA EM VÁRIAS ABORDAGENS, PERSPECTIVAS E TRADIÇÕES

O tema, aqui tratado por uma Rabina, numa perspectiva judaica já um dos que tenho estudado há alguns anos, inclusive no "estoicismo&quo...