domingo, 23 de janeiro de 2022

LEIBNIZ, A TEODICEIA E A "ORIGEM DO MAL"

Como já escrevi aqui no Blog, para mim o problema do mal (bem resolvida) não tem origem no “Criador”. Mas, essa reflexão de alaguns anos para cá, também ontem e de hoje, enquanto escrevo acabou me reconduzindo para alguns autores como Wolff, Baumgartem; os moralistas ingleses, Hume; Berkeley, Spinosa, Hobbes, Locke, e principalmente Immanuel Kant.

Neste sentido, agora mais atentamente, retomei a releitura de alguns aspectos da filosofia de na obra de Leibniz sobre o "problema do mal". E, a questão discutida aqui, por Leibniz é exatamente: 

“Como não atribuir a Deus a responsabilidade por tudo que acontece de mal no mundo?

Segundo Leibniz, essa é uma das questões que lançam em uma espécie de labirinto aqueles que adotaram a fé cristã e não conseguem situar a suposta existência do livre-arbítrio em um mundo governado por uma entidade que tudo sabe e tudo vê. Traduzidos a partir do texto original francês, publicado pela primeira vez em 1710, os Ensaios de Teodiceia constituem um dos panoramas mais precisos de todo o sistema leibniziano, ao buscar determinar os vários caminhos desse labirinto e fornecer o "fio de Ariadne" para que se encontre, enfim, sua saída. Fruto da obra de um filósofo que contava com mais de 60 anos à época de sua elaboração, estes ensaios apresentam uma impressionante enumeração de argumentos sobre a "doutrina da justiça divina" - partindo da história da conformação entre fé e razão e chegando à crítica aos tratados de Hobbes sobre a liberdade humana -, examinados com a minúcia de um autor reconhecido por suas fundamentais contribuições para a história da matemática e da lógica.”

O destaque aqui é a obra de Paul Rateau. Nesse livro, Paul Rateau traça a gênese e o desenvolvimento do tratamento de G.W. Leibniz do problema do mal, desde seus primeiros escritos até os Ensaios sobre a Teodicéia (1710). Ao investigar o pensamento inicial de Leibniz sobre o que é o mal e de onde ele vem, Rateau revela a natureza profundamente original do trabalho posterior de Leibniz e os desafios que ele levanta. Rateau explora as maneiras pelas quais o projeto teórico da Teodicéia, que integra inúmeras disciplinas e várias estratégias argumentativas, informa e é influenciado por dois objetivos mais práticos - justificar o fim das divisões denominacionais entre católicos e protestantes e inculcar a "verdadeira piedade" nos crentes. Ao prestar igual atenção ao desenvolvimento intelectual e pessoal de Leibniz, Rateau oferece uma visão holística do trabalho de filosofia mais profundo e sofisticado de Leibniz.

Rateau mostra como o jovem Leibniz passa de sugerir que o autor do mal é o próprio Deus para depois defender uma teoria original do necessitarismo (em A confissão de um filósofo), que faz de Deus o primeiro elo da cadeia de seres que constituem o mundo, mas que em última análise nega a responsabilidade de Deus pelo pecado. Ao examinar o desenvolvimento teórico de Leibniz após 1673, ele demonstra como Leibniz chega a uma estrutura revisada que forma a base para o projeto da teodiceia. Depois de examinar os aspectos defensivos e doutrinários da Teodicéia, Rateau mostra como a liberdade humana pode ser conciliada com a liberdade divina no sistema de Leibniz. Recém-traduzido da edição original francesa, o livro de Rateau oferece uma nova e importante nova interpretação de Leibniz e atrairá os estudiosos de Leibniz e do pensamento moderno em geral.”

 

(Grifos e Destaques meus)

______.

ANTOGNAZZA, Maria Rosa. The Oxford Handbook of Leibniz. Oxford University Press, 2018.

BUTLER, J; CLARKE, S; HUTCHESON, F; MANDEVILLE, B; SHAFTESBURY, L; WOLLASTON, W. Filosofia moral britânica: Textos do Século XVIII. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2014.

CUNHA, Bruno. A gênese da ética em Kant. São Paulo: Editora LiberArs, 2017.

GRAPOTTE, Sophie (Org.); LEQUAN, Mai; RUFFING, Margit. Kant et les sciences: un dialogue philosophique avec la pluralité des savoirs. Paris: Vrin, 2011.

______; PRUNE-BRETINNET. Tinca, (dir.). Kant et Wolff: héritages et ruptures. Paris: Vrin, 2011.

______. RUFFING, Margit; TERRA, Ricardo.(dir.).  Kant - la raison pratique: concepts et héritages. Paris: Vrin, 2015.

KANT, Immanuel. Lições de ética. Trad. Bruno Cunha e Charles Fedhaus. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

______. Lições de metafísica. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

______. Réflexions métaphysiques (1780-1789). Introduction, traduction et notes par Sophie Grapotte, Docteur de l’Université de Bourgogne, membre du « Groupe de travail sur la philosophie allemande du XVIIIe siècle » (CERPHI). Paris: Vrin, 2011.

______. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.

______. Textos pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

______. Textos seletos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. Investigação sobre a clareza dos princípios da teologia e da moral. Lisboa: Imprensa Casa da Moeda, 2007.

LEIBNIZ. G. W. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

______. Ensaios de teodicéia. São Paulo: Estação Liberdade, 2013.

______; WOLFF, C; EULER, L.P; BUFFON, G.-L; LAMBERT, J. H; KANT, I. Espaço e pensamento: textos escolhidos. Organização de Márcio Suzuki (Org.). Tradução de Márcio Suzuki e Outros. São Paulo: Editora Clandestina, 2019. 286.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. 

PHILONENKO, Alexis. L'Oeuvre de Kant: la philosophie critique. Tome I. J. Paris: Vrin, 1996. (col. Bibliothèque d'histoire de la philosophie)

RATEAU, Paul, author. Leibniz on the problem of evil. New York: Oxford University Press, 2019.

SCHMUCKER. Josef. Die Ursprünge der Ethik Kants in seinen vorkritischen Schriften und Reflektionen. Meisenheim: A. Hain, 1961.

THEIS, Robert (dir.). Théologie et religion. Paris: Vrin, 2013.

 

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