Estudando
Immanuel Kant, sua gigantesca obra filosófica sempre me aproximou dos grandes
temas.
Aqui, o que encontrei nestes livros que li recentemente, foi em certa medida uma possibilidade de discussão sobr lie a Teoria da biologia de Kant (GOY; WATKINS, 2016); desde o primeiro momento em que tive contatos iniciais com os textos, a que cheguei por interesse nos conceitos de “organismo”, “teleologia” e talvez, principalmente o conceito de “epigênese” (conforme, já à época de graduação, tinha lido em Aristóteles).O tema, aqui tratado por estudiosos e se desenvolveu em um campo que está crescendo rapidamente em importância nos estudos sobre Immanuel Kant. Organizado em 15 ensaios escritos por especialistas que se dedicam ao assunto, aborda importantes tópicos de teorias biológicas dos séculos XVII e XVIII, o desenvolvimento da filosofia da biologia nos escritos de Kant, a teoria dos organismos na Crítica da faculdade do juízo (KUK), de Kant e perspectivas atuais sobre a teleologia da natureza – de certa forma, ligado ao que tenho estudado mais especificamente, atualmente.
"During
the last twenty years, Kant's theory of biology has increasingly
attracted the attention of scholars and developed into a field which is growing
rapidly in importance within Kant studies. The volumepresents fifteen
interpretative essays written by experts working in the field, covering topics
from seventeenth- and eighteenth-century biological theories, the development
of the philosophy of biology in Kant's writings, the theory of organisms in
Kant's Critique of the Power of Judgment, and current perspectives on the
teleology of nature.”
...
No segundo,
um conjunto de textos e estudos, acrescentados abaixo, foi organizado pelo prof.
Ubirajara, sobre o tema:
"Reunindo
textos de estudiosos ao redor do mundo, o livro 'Kant e a Biologia' busca
retomar a centralidade da figura de Kant para os paradigmas das ciências
da vida. Com textos que visam tematizar as noções de biologia e
de organismo, além de levantar questões acerca da atualidade de Kant para
a biologia contemporânea, o livro procura refazer um trajeto que envolve a
relação das ciências biológicas com a reflexão filosófica. Até Kant as ciências
da natureza se confundiam com a história natural e a teologia; somente a partir
dos fundamentos filosóficos é que se pode pensar a vida enquanto fenômeno
natural desvinculado de teorias finalistas e divinatórias. O livro deve mapear
os fundamentos e desdobramentos do pensamento biológico de Kant."
...
A estes, num terceiro conjunto de textos, acrescentei duas obras de Erwin Schödinger que estou relendo nos intervalos das leituras principais. Estas obras se vinculam ao meu interesse inicial pelos temas que estudo nas obras citadas acima a partir de Immanuel Kant, com foco aqui nas questões e reflexões cobre o que é a vida?
Além de Filosofia, o tema me leva sempre às leituras sobre Filosofia da biologia: Goy; Watkins (2016); Dupré (2014); Hull; Ruse (2007); "Kant e as ciências" Grapote (2011); as “relações mente-corpo” (In: "Mente e matéria": Schödinger (2007, pp. 103-116; pp. 153-164); Bergson (1999); ampliadas para reflexões, em alguma medida, sobre "espiritualidade e saúde" (Koenig, 1998; 2012; 2015); (James, (2007, 2001; 2017).
SCHRÖDINGER, Erwin. O que é vida?: o aspecto físico da célula viva: Seguido de "Mente e matéria" e "Fragmentos autobiográficos". São Paulo: Ed. Unesp, 2007.
"Este é um clássico da
literatura científica. Schrödinger, Prêmio Nobel de Física, se aventura por uma
área que lhe é, à primeira vista, alheia: a explicação da vida como fenômeno
empírico. Seu estudo, entretanto, é muito mais que uma contribuição exótica de
um físico à biologia, ou à filosofia da biologia: suas teses obtiveram
repercussão duradoura sobre gerações de pesquisadores e abriram campos de
pesquisa até hoje trilhados."
SCHRÖDINGER, Erwin. O que é vida? 50 anos depois: especulações sobre o futuro da biologia. São Paulo: Ed. Unesp, 2202.
“Estas são conferências ensejadas pela comemoração dos cinqüenta anos da publicação do livro de Schrödinger O que é Vida? Os autores expõem os conceitos emitidos por Schrödinger e discutem os avanços que foram feitos desde seu enunciado original. As últimas descobertas da biologia do desenvolvimento, a aplicação do conhecimento biológico na cura de doenças e as questões relacionadas à origem e definição da vida são alguns dos temas candentes tratados ao longo deste texto."
O que mais me interesssa nesta discussão são as diferentes abordagens sobre o tema.
Fim de pausa, retorno agora aos estudos e à pesquisa principal!
______.
BERGSON,
Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com
o espírito. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Coleção
tópicos)
______. Evolução
criadora. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
______. Ensaio
sobre os dados imediatos da consciência. São Paulo: Edipro, 2020.
______. A
energia espiritual. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2021.
______. Aulas
de psicologia e de metafísica. WMF Martins Fontes. 2014.
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[indicadas no texto como Ad & Tan]
_______. Descartes: oeuvres
et lettres. Org. André Bidoux. Paris: Gallimard, 1953. (Pléiade).
______. Discursos
do Método; Meditações; Objeções e Respostas; As Paixões da
Alma; Cartas. (Introdução de Gilles-Gaston Granger; prefácio e
notas de Gerard Lebrun; Trad. de J. Guinsberg), Bento Prado J. 3. ed. São
Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).
______. O
mundo (ou Tratado da luz) e O Homem. Apêndices, tradução e
notas: César Augusto Battisti, Marisa Carneiro de Oliveira Franco
Donatelli. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.
DUPRÉ,
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Oxford University Press (UK); Reprint. 2014.
______. Everything
flows: towards a processual philosophy of biology. OUP
Oxford; Illustrated edição, 2018.
______. The
metaphysics of biology. Cambridge University Press, 2021.
GALENO. Aforismos. São
Paulo: E. Unifesp, 2010.
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Guido A. de. São Paulo: Discurso editoria: Barcarola, 2009.
______. Textos
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pré-críticos. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
______. Crítica
da razão pura. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 1994.
______. Lições
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______. O
único argumento possível para uma demonstração da existência de Deus. Lisboa:
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de 1770. De mundi sensibilis ataque inteligibilis forma et
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