terça-feira, 23 de janeiro de 2024

MEDITAÇÃO RETROSPECTIVA NOTURNA CLIX: AS CANTATAS DE BACH



PAUSA NA OFICINA


Relendo o LIVRO, acompanhando o texto e as partituras de várias Cantatas de Bach.
(DÜRR, Alfred. Johann Sebastian Bach Die Kantaten. Bauru, SP: Edusc, 2014.)

"DESPERTA, TU QUE DORMES"
. ' .
Ouvido a Música:
BACH, J.S. Cantata BWV 140 ... ADORMECIDOS, ACORDAI!
"Wachet auf, ruft uns die Stimme" 1 Chorus - (J. S. Bach Foundation)."
______.
A essa acrescentei algumas audições de Cantatas profanas de (Algumas se perderam)
BACH – CANTATAS PROFANAS

"Além das cantatas sacras, Bach compôs um grande número de cantatas profanas para diversas ocasiões, tais como aniversários, casamentos, cerimônias de posse de conselhos municipais, cerimônias fúnebres etc.

Infelizmente, a maioria foi perdida ou sobrevive apenas em fragmentos.

Aqui, algumas delas:

- Cantata BWV 202, “Weichet nur, betrübte Schatten” (Desaparecei, nuvens tristes)
- Cantata BWV 203, “Amore Traditore” (Amor Traidor)
- Cantata BWV 208, “Jagdkantate” (Cantata da Caça)
- Cantata BWV 209, “Non sa che sia dolore” (Não sabe o que é a dor)
- Cantata BWV 213, “Hércules na encruzilhada”

______.

ABBEG, W. Musikästhetik und Musikkritik bei Eduard Hanslick. Gustav Bosse Verlag, Regensburg, Alemanha, 1974.

BAUMGARTEN, A.G. Theoretische Ästhetik. Hamburg, Alemanha, 1983.

BECKER, A.; VOGEL, M. (Org.). Musikalischer Sinn. Suhrkamp, Frankfurt, Alemanha, 2007.

BORBA T.; GRAÇA L. Dicionário de música. Ed. Cosmos, Lisboa, Portugal, 1962.

DÜRR, W. Sprache und Musik. Bärenreiter, Kassel, Alemanha, 1994.

EGGEBRECHT, H.H. Musikalisches Denken. Heinrichshofen Verlag, Wilhelmshaven, Alemanha, 1977.

GATZ, F.M. MusikÄsthetik in ihren Hauptrichtungen. Verlag von Ferdinand Enke, Stuttgart, Alemanha, 1929.

GIORDANETTI, P. Kant und die Musik. Königshausen. Neumann, Würzburg, Alemanha, 2005. 

HANSLICK, E. Do belo musical. Editora da Unicamp, Campinas, 1989.

HIRSCH, F. Das grosse Wörterbuch der Musik. Verlag Neue Musik Berlin, Alemanha, 1985. 

HÖFFE, O. Immanuel Kant. Verlag C.H. Beck, Alemanha, 2000.

JANKÉLÉVITCH,  Vladimir. A música e o inefável. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018.

______. La Musique et l'ineffable. Paris: Essais,  1961.

______. Die Musik und das Unaussprechliche. Suhrkamp Verlag, 2016.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 2012.

________. Observações sobre o sentimento do belo e do sublime. Papirus, Campinas, 1993.

_______. Duas introduções à crítica do juízo. Ricardo Terra (org.), Editora Iluminuras Ltda., São Paulo, 1995.

_______. Werke in sechs Bänden. Heraus. von Wilhelm Weischedel, Wissenschaftlichen Buchgesellschaft, Darmstadt, 1998.

KARBUSICKY, V. (Org.). Sinn und Bedeutung in der Musik. Wissenschaftliche Buchgesellschaft Darmstadt, Alemanha,1990.

KIVY, P. Music alone. Cornell U.P., 1990.

KULEMKAMPFF, J. Kants Logik des ästhetischen Urteils. Vittorio Klostermann, Frankfurt, Alemanha, 1978.

______. Musik bei Kant und Hegel. InHegel Studien, Band 22, Bouvier Verlag Herbert Grundmann, Bonn, Alemanha, 1987.

LAZAROFF, A. The kantiansSublime: Aesthetic Judgment and Religious Feeling. in Kant studien, Heft 2, 1980.

LEBRUN, G. Kant e o fim da metafísica. Martins Fontes, São Paulo, 1993.

__________. Sobre Kant. Iluminuras, São Paulo, 2001.

MARQUES, Ubirajara Rancan de Azevedo (Org.) Kant e a música. São Paulo: Editora Barcarola, 2010.

ROSCHER, W. Musik, Kunst, Kultur als Abenteuer. Bärenreiter, Kassel, Alemanha, 1994.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérbro, 2007.)

______. Musicophilia: tales of Music and the brain, 2016).

______. Um antropólogo em marte: sete histórias paradoxais. São Paulo: Companhia das letras, (edição de bolso), 2006.

______. O olhar da mente. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

______. O rio da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...