Ainda sobre o Bom Existencialismo: (II)
Já, desde há muito tempo, acostumado a ler Karl Jaspers, desde seu “Introdução ao pensamento filosófico”, e, sempre como existencialista, ou como grande autor dos 2 volumes de “Algemeine Psychopathologie” a que tive acesso, inicialmente em português, e sempre os consulto, sobre estes temas com qual sempre estou envolvido e estudando.
Hoje, estou anotando e aguardando para leitura mais esse, lançado em 2014 (editado por R. Garaventa, pela Editora Orthotes).
Cabe destacar que essa compreensão envolve uma visão de que Jesus seria Deus que não é a minha, que se fundamenta em LE (625).
Jaspers diz em "La fede filosofia": "O que eu realmente sei? O que é a verdade? Neste texto fundamental, Jaspers reconstitui as etapas da busca de uma verdade da qual podemos dizer: é aquilo que está além de tudo, pois constitui o seu fundamento. A fé, entendida como dimensão da filosofia e não como conhecimento superior proporcionado por uma revelação divina, é em suma o itinerário que revela ao homem a possibilidade do seu projeto existencial, como tensão contínua em direção ao futuro."
Antes desse texto eu não sabia que Jaspers tivesse refletido sobre o tema, também comum aqui nesta página. Com certeza trará acréscimos às minhas reflexões.
"Este ensaio (1960) de Karl Jaspers tem como tema a comparação entre a fé filosófica e a fé na revelação cristã. O indivíduo singular, na medida em que já está sempre em relação com aquela Realidade “abrangente” e transcendente que o impele a ir além do seu mero “estar aí” e a “existir” de forma autêntica, tem a possibilidade de tornar-se ele mesmo, isto é, dar à sua vida uma marca precisa e determinada. Há, contudo, uma diferença radical entre a fé filosófica e a fé na revelação cristã. Enquanto este último acredita que a Transcendência se manifestou concreta e exaustivamente na figura histórica de Jesus Cristo, o primeiro acredita que a revelação de Deus em Jesus de Nazaré é também apenas uma “figura”, um traço, historicamente determinado e, portanto, inadequado, da Transcendência , que em última análise permanece oculto."
...
"Questo saggio (1960) di Karl Jaspers ha come tema il confronto tra la fede filosofica e la fede nella rivelazione cristiana. Il singolo individuo, nella misura in cui è già sempre in rapporto con quella Realtà 'onniabbracciante' e trascendente che lo sollecita ad andare al di là del suo mero "esserci" e a "esistere" in modo autentico, ha la possibilità di diventare se-stesso, cioè di dare alla propria vita un'impronta precisa e determinata. C'è tuttavia una differenza radicale tra la fede filosofica e la fede nella rivelazione cristiana. Mentre quest'ultima ritiene che la Trascendenza si sia manifestata concretamente ed esaustivamente nella figura storica di Gesù Cristo, la prima ritiene che anche la rivelazione di Dio in Gesù di Nazareth sia solo una "cifra", una traccia, storicamente determinata e quindi inadeguata, della Trascendenza, che resta in ultima analisi nascosta."
Link para uma Resenha da obra:
Disponível em: https://orthotes.com/journals/studijaspersiani/it/recensione-karl-jaspers-a-confronto-con-la-rivelazione-cristiana/?srsltid=AfmBOopqdyzOCMrq4yvjw5VNVRC-VsITOxc9F7OXy8TsJbhTKSmAFnF9. Acesso em: 25.10.2024.
Grifos e Destaques meus
______.
GARAVENTA, Roberto. La verità è ciò che ci unisce: attualità del pensiero di Karl Jaspers. Napoli: Orthotes, 2017.
JASPERS, Karl. Il medico nell'età della técnica. Con un saggio introduttivo di Umberto Galimberti. Milano: Raffaello Cortina Editore, 1991.
______. La fede filosofica. Raffaello Cortina Editore, 2005.
______. La fede filosofica a confronto con la rivelazione cristiana. Napoli: Orthotes, 2014.
______. Caminhos para a sabedoria: uma introdução à vida filosofica. Petrópolis, RJ: editora Vozes, 2022.
______. Der Arzt im technischen Zeitalter: Technik und Medizin. Arzt und Patient. Kritik der Psychotherapie. 2. ed. München: Piper, 1999.
______. Psicopatologia geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. São Paulo: Atheneu, 1979. (2 vols.)
______. Plato and Augustine. Edited by Hannah Arendt. Translated by Ralph Manheim. New York: Harvest Book, 1962.
______. Introdução ao pensamento filosófico. 16. ed. São Paulo: Cultirx, 1971.
KARDEC, A. Le Livre des Esprits. Paris, Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). (O Livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro, ______. O livro dos Espíritos. 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Brasília, DF: Feb, 2013.
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