quarta-feira, 14 de maio de 2025

TEMPO DE ESTUDOS: PROSSEGUINDO UMA DISCUSSÃO SOBRE O QUE É CIÊNCIA E "MÉTODOS" (III)


Aqui, mais um livro lido sobre o tema, e à medida que adentro no tema, adiciono bibliografia, tenho notado que novas perspectivas de abordagens do tema tema que vão surgindo e relendo obras já consultadas. 

Acrescento algumas delas. Como já não é mais possível, na discussão sobre o que é e o que não é ciência, o único caminho seguido a partir de Popper, estudo o que tem saído, adiciono as novas abordagens relendo sempre algumas das referências bibliográficas já visitadas, visando maior para aprofundamento posterior sobre o que é “ciência” e o que é “pseudociência”. Aqui, nesse sentido, acrescento de Pigliucci; Boudry, (2013): "Philosophy of Pseudoscience: reconsidering the demarcation problem" e reli o “Para compreender a ciênca: uma perspectiva histórica” (Cf. imagem)

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Continuando com as pesquisas de sempre, retomei a releitura deste livro “A crítica e o desenvolvimento do conhecimento”, organizado por Imre Lakatos e Allan Musgrave. Muita coisa mudou, algumas reflexões estão bem datadas e contextualizadas.  

No entanto, aqui, reli também mais um livro, lançado recentemente, que estava relendo há pouco sobre o tema e, à medida que novos livros vão surgindo sobre o assunto, adiciono à bibliografia.  

E, tenho notado que novas perspectivas de abordagens do tema têm surgindo.

Relendo, em em 2. edição de 2020: Para compreender a ciênca: uma perspectiva histórica” (Cf. imagem):

“A ciência tem importância central em nossa sociedade. Por isso, é fundamental entender exatamente o que é ciência e como ela se diferencia de outras formas de conhecimento culto – e também de pseudociências e charlatanismos. A filosofia da ciência é quem cumpre esse papel. Esta obra panorâmica e introdutória apresenta aspectos históricos e metodológicos, descrevendo como a ciência é produzida, validada, consolidada, financiada e avaliada, além de discutir as bases cognitivas que nos levam a aceitar com mais facilidade a pseudociência que os achados da ciência. Obra voltada principalmente para cursos de filosofia da ciência e de metodologia.” (2023) 

E, participando recentemente, numa das pausas na leitura atenta da excelente nova tradução da "Religião nos limites da razão pura" e outros textos kantianos, tentando redigir um artigo e um texto maior. 

Durante as discussões interessaram-me bastante, desde a proposta inicial para o grupo a discussão sobre "O que é ciência” e outras questões como “questões de método".  

Para melhor compreensão do tema Filosofia da ciência na abordagem utilizada durante as discussões sugiro a página do professor Silvio S. Chibeni uma bibliografia bem atualizada sobre o tema: 

Link para a página:

https://unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/textosdidaticos.htm

Sobre este livro que reli, em segunda edição:Este livro resulta de uma experiência de mais de dez anos com material didático elaborado para um curso de Metodologia Científica da PUC-SP. Pretende mostrar que o método científico é histórico; que não se resume a técnicas; que está fundado em concepções amplas de mundo, devendo ser avaliado também a partir delas; e que os problemas enfrentados pela filosofia, pela ciência, pelo conhecimento são também históricos. Pretende, enfim, levar o leitor a refletir sobre a ciência de modo mais abrangente, de forma não dogmática. Para compreender a ciência contribui também para um repensar da ciência nas suas várias áreas, explorando a relação entre aspectos sociais, políticos e econômicos de um dadomomento histórico e o pensamento filosófico que o marcou, e apresentando, em cada grande período – Grécia Antiga, Europa Medieval, a Ciência Moderna, séculos XXVIII e XIX – pensadores escolhidos por representarem os confrontos do seu tempo e pela influência que exerceram ou exercem no pensamento contemporâneo.

 

______.

ANDERY, Maria Amélia; MICHELETTO, Nilza, (et. al). Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2000.

______. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. (Nova edição revista).  Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2020.

BOUDRY, M. (2021). Diagnosing pseudoscience – by getting rid of the demarcation problem. Journal for General Philosophy of Science. https://doi.org/10.1007/s10838-021-09572-4

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DIXON, Thomas. Science and Religion: a very short introduction. Ouxford University Press, 2008.

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