domingo, 27 de maio de 2018

AINDA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO KANTIANO




Inseridos no projeto recém iniciado, em que incluo e me dedico à leitura dos textos da fase inicial da construção do pensamento kantiano, a leitura de hoje, começa com esses dois textos, principalmente o "Ensaio sobre as doenças mentais", (a posição de Kant sobre o tema loucura). Retomo a leitura da obra e aproveito para refletir um pouco mais sobre um tema que há muitos anos, desde a graduação, tenho acompanhado: a psicopatologia, que comecei a estudar a partir da Psicopatologia geral, de Karl Jaspers e continuei por outros textos, incluindo documentos históricos que estão na base da formulação dessa área de estudos. 

Além desses, também, em seguida retomo os estudos sobre a obra "Primeiros princípios metafísicos da ciência natural" de 1786. 

Enfim, "estes dois escritos da fase inicial do pensamento de Kant parecem ocupar-se de assuntos de natureza antropológica, ainda que absolutamente distintos. Nas Observações maneja as categorias do belo e do sublime para pensar temas de índole social e antropológica, como as relações entre os sexos, a descrição de tipos de sociabilidade tomando como guia a doutrina clássica dos quatro temperamentos, os caracteres nacionais, as raças humanas, etc. No Ensaio apresenta-se a classificação das doenças mentais. O que os une é a orientação da sua reflexão pela relação entre natureza e civilização. A natureza é o fundo que por meio de um processo de contraste possibilita a compreensão da sociedade. Vista a esta luz o seu inquérito tem comunidade temática com diversidade de soluções, e contribui para uma discussão que conduz às obras de maturidade."
______.

JASPERS, Karl. Psicopatologia geral: psicologia compreensiva, explicativa e fenomenologia. São Paulo: Atheneu, 1979. (2 vols.).

______. Plato and Augustine. Edited by Hannah Arendt. Translated by Ralph Manheim. New York: Harvest Book, 1962.

______. Introdução ao pensamento filosófico. 16. ed. São Paulo: Cultirx, 1971.

KANT, Immanuel. Vorlesung über die philosophische Encyclopädie. In: Kant gesalmmelte Schriften, XXIX, Berlin, Akademie, 1980, pp. 8 e 12).

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime: Ensaio sobre as doenças mentais. (Trad. Vinícius Figueiredo). Campinas, SP: Ed. Papirus, 1993.

______. Observações sobre o sentimento do Belo e do Sublime: Ensaio sobre as doenças mentais. Lisboa: Edições 70, 2012.

KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. 93. Ed. 1 reimpressão (edição histórica). Brasília, DF: Feb, 2013. (Q. 907-912).

KEELING, Eva; PITTELOUD, Lucca. Psychology and ontology in Plato. Springer, 2019.

LEBRUN, Gérard. O conceito de paixão. In: NOVAES, Adauto (org.). Os sentidos da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 1987.

PLATÓN. Carta VII. In: Diálogos VII (Dudosos, Apócrifos, Cartas). Madrid: Gredos, 1992.

PRICE, A. W. Conflito mental. Campinas, SP: Ed. Papirus, 1998.

______. Mental conflict. London: Ed. Routledge, 1995.

______. "Love and friendship in Plato and Aristotle". Oxford Clarendon Press, 1989.

______. Contextuality in practical reason. (Oxford: Clarendon Press, 2008).

______. Virtue and reason in Plato and Aristotle. Oxford University Press. 2011.

RICOUER, Paul. Ser, essência e substância em Platão e Aristóteles. São Paulo: Martins Fontes, 2014.


SCHLEIERMACHER, F. D. E. Introdução aos diálogos de Platão. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2018.

TEIXEIRA, L. Ensaio sobre a moral de Descartes. 1955. 222p. Tese (Cátedra) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. São Paulo, 1955.

ZINGANO, Marco. Aristóteles: tratado da virtude moral. São Paulo: Odysseus Editora, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVII: DESCOBERTA DA SABEDORIA PRÁTICA ESTÓICA

  “Publicação - Descobrindo a sabedoria estóica Seguido do Manual Descubra o Estoicismo, que se desenvolveu na Antiguidade porque ofereci...