terça-feira, 3 de julho de 2018

FÉ E SABER




Aproveitando o momento em que, tendo participado nos últimos meses, e seguiremos no próximo semestre, de um “Grupo de Pesquisa: Hegel”, enfrentando a Fenomenologia do espírito, e também o fato de que estudei esse tema já na dissertação; reservei ontem e hoje para uma releitura de um pequeno livro do autor e, ao mesmo tempo seguimos na elaboração dos trabalhos de fim de semestre. Trata-se de Fé e Saber, texto publicado em 1802, último texto de juventude em que Hegel empreende uma "investigação sobre o absoluto e o particular; o infinito e o finito; o condicionado e o incondicionado" presentes nas obras de autores como: "[...] Kant, Jacobi e Fichte. Segundo Hegel, esses três pensadores conduziram à perfeição o ‘idealismo da finitude’, ao mesmo tempo em que assinalaram as suas limitações teóricas.”

Ainda que mais uma releitura dos grandes clássicos, também uma das que necessitam de leitura atenta, mantido o foco das pesquisa a que sempre propus e venho me esforçando, Esta obra, no caso, se insere nesse projeto pelo debate que Hegel faz com autores centrais para os meus interesses em pesquisa. 

_____.
HEGEL, G. F. W. Fé e saber. São Paulo: Ed. Hedra, 2007.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...