sábado, 7 de julho de 2018

TERRITÓRIOS DA CIÊNCIA E DA RELIGIÃO

Resultado de imagem para territories of science and religion


Tem sido comum, de minha parte, à medida que avanço nas leituras dos temas propostos nesta página, sempre intercalar uma ou outra leitura, além de manter as atividades exigidas pelos cursos em andamento e disciplinas que leciono.

Aqui, no caso, o tema é o conflito entre ciência e religião” que, como foi dito, é um dos tópicos de meu interesse e pesquisas e aparece e reaparece por aqui.

]Não é novidade que nesse campo as duas visões historicamente tratadas como divergentes e com pressupostos, cada uma os seus, sobre o universo, seja de grande relevância.

Também, temos percebido nas leituras de grandes estudiosos sobre o assunto que tal “conflito” é bem recente; assim como a própria noção de ciência, surgida em meados dos sécs. XVI e XVII. Peter Harrison diz:

“nossos próprios conceitos de ciência e religião são relativamente recentes, surgindo apenas nos últimos trezentos anos, e são essas mesmas categorias, em vez de seus conceitos subjacentes, que limitam nossa compreensão de como o estudo formal da natureza relaciona-se com a vida religiosa”.

Entre os últimos lidos, mais um que estará entre os que sempre tornarei a ler, associando e acrescentando as aprendizagens a mais elaborados textos futuramente.

Em andamento...

______.
HARRISON, Peter. The Territories of Science and Religion. University of Chicago Press, 2015.


“Peter Harrison is professor of the history of science and director of the Centre for the History of European Discourses at the University of Queensland. He is the author or coeditor of numerous books, including Wrestling with Nature: From Omens to Science, also published by the University of Chicago Press.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...