domingo, 16 de dezembro de 2018

CIÊNCIA E RELIGIÃO: NOVAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS



Um tema “ciência e religião” desde há muito tempo tem sido apresentado em termos de conflito entre as duas áreas. Como, de alguns anos para cá, tenho acompanhado as discussões em torno do tema e já é bastante perceptível uma renovada ampliação do debate, com amplos avançosesclarecimentos, sigo com as leituras e faço aqui as anotações após as leituras. 
Autores como Ronald Numbers, que já postei aqui e desde que li pela primeira vez sempre releio um ou outro de seus capítulos para reflexões; e faço esse registro por tratar-se, principalmente este que reli hoje pela manhã, de uma obra em que reuniu um grupo de pesquisadores sobre o tema que resultou no seu "Galileo goes to jail and other myths about science and religion" (2009). 
Mas ontem, acrescentando a este registro para continuidade nos estudos, também reli o livro de John Hedley Brooke: "Science and religion: some historical perspectives (publicado em 1991, reimpresso em 2014)"; sobre o tema e em seguida também reli: “Science and religion: new historical perspectives (2011) este que destaco aqui (na imagem):

“A ideia de um conflito inevitável entre ciência e religião foi desafiada decisivamente por John Hedley Brooke em sua clássica "Ciência e Religião: algumas perspectivas históricas" (Cambridge, 1991). Após quase duas décadas "Ciência e a Religião: as novas perspectivas históricas" revisitam esse argumento e questionam como os historiadores agora podem impor ordem sobre as histórias complexas e contingentes dos compromissos religiosos com a ciência. Reunindo os principais estudiosos, este volume explora a história e os significados variáveis ​​das categorias 'ciência' e 'religião'; O papel da publicação e da educação na criação e divulgação de ideias; a conexão entre conhecimento, poder e imperialismo intelectual; e os motivos do confronto entre a evolução e o criacionismo entre os cristãos americanos e no mundo islâmico. Um grande contributo para a historiografia da ciência e da religião, este livro faz com que a bolsa de estudos mais recente sobre esse debate muito mal interpretado seja amplamente acessível." 

Tenho acompanhado as publicações com contribuições de grandes historiadores e filósofos líderes mundiais em pesquisa sobre o assunto.
(grifos meus) 

______.
(Fonte: Amazon):“Science and religion: new historical perspectives (2011)" - (Thomas Dixon (Autor, Editor),‎ Geoffrey Cantor (Editor),‎ Stephen Pumfrey (Editor).
...

Entevista com John Hedley Brooke; publicada em 16 de set de 2018 in: TV NUPES/UFJF:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...