segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

TRANQUILIDADE DA ALMA: REFLEXÃO MATINAL XVI

A imagem pode conter: céu, montanha, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Ao ser criticado, por quem sempre respeitei e a quem nunca ofendi ou fiz algo que justificasse os motivos para tal, além da surpresa, notando a maldade presente e a injustiça humana a se mostrarem sem pudores, lembro de Sócrates no "Górgias", quando afirma que seria melhor sofrer uma injustiça que o contrário:

"[469b-c] Sócrates: …Porque o maior dos males consiste em praticar uma injustiça.
Polo: Esse é o maior? Não é o maior sofrer uma injustiça?
Sócrates: Absolutamente não.
Polo: Preferias então sofrer uma injustiça a praticá-la?
Sócrates: Não preferiria uma coisa nem outra; mas se fosse inevitável sofrer ou praticar uma injustiça, preferiria sofrê-la."

E, dado que cabe aqui manter o foco na aprendizagem do que nos mantenha a tranquilidade da alma; imperturbavelmente, podemos e devemos reconhecer como nosso o erro na aplicação dos juízos, sem procurar culpados fora de nós, fazendo disso uma lição, um “exercício” para uma busca mais consistente. Anoto, a seguir, uma breve passagem da obra de Sêneca, para a prática diária, na formação de juízos firmes e determinados que aqui também me ajudam a desviar o foco e não perder tempo, tornando tudo uma oportunidade de crescimento:

"Por formar juízos de valor sobre as grandes questões há que ter uma grande alma, pois de outro modo atribuiremos às coisas um defeito que é apenas nosso, tal como objetos perfeitamente direitos nos parecem tortos e partidos quando os vemos metidos dentro de água. O que interessa não é o que vemos, mas o modo como vemos; e no geral o espírito humano mostra-se cego para a verdade!"(SÊNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014. "Carta 71-24")

Enfim, estabelecido como projeto reformarmos a conduta pessoal para homens de virtude, cabe investirmos em aprimorarmos as emoções nesse sentido, de força interior para resistirmos aos assaques ou provocações externas. E, para uma imperturbável tranquilidade da alma, vale considerar também o que diz Descartes, em sua obra sobre “As paixões da alma”:

"Ora, visto que essas emoções interiores nos tocam mais de perto e têm, por conseguinte, muito mais poder sobre nós do que as paixões que se encontram com elas, e das quais diferem, é certo que, contanto que a alma tenha sempre do que se contentar em seu íntimo, todas as perturbações que vêm de outras partes não dispõem de poder algum para prejudicá-la. Servem, antes, para lhe aumentar a alegria, pelo fato de, vendo que não pode ser por elas ofendido, conhecer com isso a sua própria perfeição. E, para que a nossa alma tenha assim do que estar contente, precisa apenas seguir estritamente a virtude. Pois quem quer que haja vivido de tal maneira que sua consciência não possa censurá-lo de alguma vez ter deixado de fazer todas as coisas que julgou serem as melhores (que é o que chamo aqui seguir a virtude), recebe daí uma satisfação tão poderosa para torná-lo feliz que os mais violentos esforços da paixão nunca têm poder suficiente para perturbar a tranqüilidade de sua alma".

Portanto, vejamos ainda o que Sêneca escreveu no seu "De tranquillitate animi" (14.2):

"Vtique animus ab omnibus externis in se reuocandus est: sibi confidat, se gaudeat, sua suspiciat, recedat quantum potest ab alienis et se sibi adplicet, damna non sentiat, etiam aduersa benigne interpretetur".

"Seja como for, a alma deve recolher‐se em si mesma, deixando todas as coisas externas: que ela confie em si, se alegre consigo, estime o que é seu, se aparte o quanto pode do que é alheio, e se dedique a si mesma; que ela não sinta as perdas e interprete com benevolência até mesmo as coisas adversas".

E, diante das dificuldades, nas ocasiões em que a tranquilidade da alma esteja ameaçada, ou:

"Sempre que queiras saber qual a atitude a evitar ou a assumir, regula-te pelo bem supremo, pelo objetivo de toda a tua vida. Todas as nossas ações devem conformar-se com o bem supremo: somente é capaz de determinar as ações individuais o homem que possui a noção do objetivo supremo da vida". (SÉNECA, Lúcio Aneu. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014 - Livro VIII - "Carta 71"; (2)

É certo que disso tudo guardemos que a serenidade é uma conquista interna; uma vez alcançada, estaremos livres de quaisquer perturbações externas. Valerá o esforço pessoal.

(grifos meus)

______.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA


(ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion de Epicteto. Edição Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien. Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade Federal de Sergipe, 2012).

DESCARTES, René.  As paixões da alma. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

DINUCCI, A.; JULIEN, A. O Encheiridion de Epicteto. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 2014.

EPICTETO. Entretiens. Livre I. Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.

______. Epictetus Discourses. Book I. Trad. Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.

______. Testemunhos e Fragmentos. Trad. Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.

EPICTETUS. The Discourses of Epictetus as reported by Arrian; Fragments; Encheiridion. Trad. Oldfather. Harvard: Loeb, 1928.

HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001. 

LONG, Georg. Discourses of Epictetus with Encheiridion and fragments. Londres: Georg Bell and sons, 1890.

PLATO. (III). Lysis / Symposium / Górgias. Loeb Classical Library, 1925.

________. Górgias, Protágoras. 3. ed. Trad. Carlos Alberto Nunes. Edição bilíngue; Belém, PA, 2021.

________. Mênon, Eutidemo. 3. ed. Trad. Carlos Alberto Nunes. Edição bilíngue; Belém, PA, 2021.


SÉNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: "CONTRA A PERFEIÇÃO: A ÉTICA NA ERA DA ENGENHARIA GENÉTICA"

Revisitando a estante e aproveitando que, no dia 06 de maio Michael J. Sandel falará sobre o tema tratando no livro acima! E, destacando que...