quarta-feira, 10 de abril de 2019

APONTAMENTOS JUNGUIANOS II

1.  2.  

Atualizando em 31.07.2021.

Deslocando levemente o eixo das reflexões básicas por aqui; sempre mantendo o foco inicial e os referenciais de sempre. 

Claro aqui, revisitando esta discussão sobre o "inconsciente", na obra de Jung, mas tenho acompanhado em outros autores. 

Recentemente (2020/2021), revisitando o tema, encontrei bibliografia para pensar desde a origem do conceito. Alguns autores apontando para uma origem anterior a Freud; com dados que vão desde Schelling a Freud.

"Um estudo interdisciplinar encontra novos caminhos ao investigar o surgimento do inconsciente por meio da obra do filósofo Friedrich Schelling, examinando sua associação com psicólogos românticos e teóricos da natureza" (ffytche, 2014) 

O tema me interessa, à medida que se relaciona com as leituras que tenho feito, prosseguindo com as possíveis reflexões delas extraídas sobre relação mente-corpo.

Aqui, portanto, acabei de ler esse livro: "Psicologia do inconsciente" (Vol. 7/1):

“Livro básico para um primeiro contato com a psicologia de C.G. Jung. Estabelece as diferenças entre Freud, Adler e Jung através de um caso clínico. Apresenta também sua hipótese do inconsciente pessoal e coletivo. As informações contidas neste livro não pretendem abranger a totalidade da Psicologia Analítica. Muitos pontos são apenas esboçados e outros nem são mencionados. O autor recomendava o estudo das principais obras sobre psicologia média e psicopatologia, além de uma revisão cuidadosa dos compêndios de psicologia existentes.”

Logo em seguida, um amigo, após recente conversa sobre as pesquisas de Sonu Shamdasani; assim que obteve aprovação para um doutorado, estudioso e com prática clínica na área, indicou-me: "O eu e o inconsciente" (7/2):


"O livro trata do difícil, perigoso, porém necessário relacionamento entre o eu e o inconsciente. Aborda as maneiras do eu diferenciar-se do psiquismo coletivo no processo de individuação."

PS: Agora, 31 de julho 2021, continuo na mesma trajetória, sem descuidar da pesquisa principal, relendo os textos, atento ao que se refere a apreender a teoria proposta por Jung.

Prossigamos...

______.

FREUD, Sigmund. Interpretação do sonhos. In: Obras completas. vol 4. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

JUNG, Carl Gustav. Estudos psiquiátricos. 6. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 1)

______. Psicologia do inconsciente. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 7/1).

______. O eu e o inconsciente. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 7/2.)

______. Estudos experimentais. 6. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 2)

______. Psicogênese das doenças mentais. 6.ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 3)

______. Freud e a psicanálise. 6. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2011. (Obras completas, Vol. 4)

______. Presente e futuro. 6. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes,2011. (Obras completas, Vol. 10/1)

SHAMDASANI, Sonu. Jung e a construção da psicologia moderna: o sonho de uma ciência. Aparecida, SP: Editora Idéias & Letras, 2011.

______. Borch-Jacobsen, Mikkel. The Freud files: an inquiry into the history of psychoanalysis. Cambridge University Press, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM TEMA EM VÁRIAS ABORDAGENS, PERSPECTIVAS E TRADIÇÕES

Estudo o tema em diversas perspectivas. Não conhecia essa abordagem. Estou lendo e já acrescente às minhas referência para futuras discussõe...