sexta-feira, 12 de abril de 2019

HANS JONAS E A FILOSOFIA DA MENTE

Resultado de imagem para hans jonas filosofia da mente

Dando prosseguimento aos meus "primeiros apontamentos" sobre o tema "relação mente-corpo" acrescento aqui, mais um livro que acabei de ler e que fará parte das minhas reflexões.

Fundamental para as minhas reflexões e futura redação dessas ideias, desde o início, têm sido os estudos das "Meditações metafísicas" e "As paixões da alma" e "O Homem" de René Descartes.

E, como sempre faço à cada livro que leio ou releio, que me leva a aprendizagem e sempre renovado interesse pelo tema, registro aqui. Isso para que fiquem armazenados os conteúdos aos quais sempre retorno e que sempre me convidam aos estudos mais detalhados. 

Neste caso, livro de fundamental importância por contemplar uma ampla variedade de temas, a mim particularmente interessantes e que me auxiliam na compreensão aprofundada em vários ângulos de abordagens. O tema tem sido debatido amplamente e acompanho as discussões e publicações a que consigo ter acesso. 

Tomando como ponto de partida a Filosofia, avanço por esse campo bastante diversificado da ciência.     

“A filosofia da mente tem se unido à física, à biologia, à neurofisiologia, às ciências cognitivas e à psicologia para desvendar, basicamente, dois "mistérios": 

1) Qual a natureza desse fenômeno chamado consciência? Ela pode ser reduzida a elementos físico-químicos ou constitui uma entidade ontológica diversa do físico?

2) O que significa dizer que somos seres livres que agem consciente e responsavelmente, e não determinados por fatores internos ou externos? O autor enfrenta essas questões trazendo ao debate o pensamento de Hans Jonas e, assim, nos abre um quadro teórico diferente e crítico para a consideração dessa problemática. 

Além de discutir a filosofia de Jonas no contexto da filosofia analítica, o livro procura dar duas contribuições específicas: de um lado, deseja ser uma introdução aos problemas da filosofia da mente, que sem dúvida lançará o leitor na querela atual acerca das relações entre mente e cérebro; de outro lado, o livro pretende expandir os estudos sobre a filosofia de Hans Jonas, um autor em descoberta e com matizes ainda não apreciados."

(os grifos são meus)


______.
VIANA, Wellistony C. Hans Jonas e a filosofia da mente. São Paulo: Paulus, 2016.

Link de “degustação” oferecida pela editora:
https://www.paulus.com.br/loja/appendix/4313.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REFLEXÃO MATINAL CLXVIII: O "HEGEMONICON" COMO "PODER INTERIOR" QUE DOMINA E COMANDA AS AÇÕES

(IMAGEM: "Pinterest")   CÓLERA E  "HEGEMONICON"-  ἡγεμονικόν Voltando ao corpo ("Modê Ani"). Consciência tra...