O homem diligente deve lutar para evitar as oscilações das paixões.
Portanto, a reflexão matinal é mais um retorno a um tema crucial; ainda a "cura das paixões":
Comecei a ler,
recentemente, aproveitando o tempo de recuperação, um livro de Galeno... e aqui,
Escrevo a partir dos
textos de Pierre Hadot mas, acrescento Epictetus,
que nas Diatribes I.I.4 e no Encheiridion, recomenda
os “exercícios” para o bom uso
das representações, que se examine sempre e as teste antes de
qualquer assentimento ou rejeição.
Assim, como já há algum
tempo estou reconfigurando abordagens teóricas, repensando na "aplicação de princípios"; vivendo e
aprendendo, sempre que escrevo tenho como objetivo me orienta no enfrentamento
das recomendações de grandes sábios. Sempre é tentativa ampliar o enfoque existencial
num constante “treino” e esforços na reorientação e reformulação
de velhos hábitos (ethos); aqui, mais uma vez: a “cura das paixões”! E, prossigo.
Nesse sentido incluo,
mais uma vez, tais “treinos” e esforços; pressupostos os exercícios, retirando de cada releitura dos livros, não
muitos, como um dos livros Pierre Hadot que hoje, como já fiz aqui nessa
página várias vezes, estou relendo alguns trechos de capítulos.
Novamente, portanto,
registro a divisão dos “exercícios”: que ele atribuía à maneira
de filosofar estoica, em dois grupos:
No primeiro grupo, aqueles que desenvolvem a consciência de
si direcionados a uma visão exata do mundo, da natureza e,
No segundo grupo, aqueles que são orientados para a paz
e tranquilidade interior (Inner Citadel).
E, agora, acrescento ainda, a
estes "exercícios", a
leitura deste texto de Galeno: “On the passions and errors of the soul.”
Não conhecia este texto
de Galeno e, como tenho estudado o tema e já anotei aqui não faz muito tempo, tenho
focado mais detidamente a filosofia estoica, com objetivos exclusivamente
pessoais (um pouco até por aproximação a Kant, sugerido pelo professor Valério
Rohden que, num de seus artigos, faz referência a Cícero e fez interessar-me em
verificar o quanto este foi estoico); mas aqui sigo com este texto do Galeno
para reforçar a aprendizagem sobre o tema.
A Sabedoria prática buscada com a
leitura dos estoicos sugere que agir agora
mesmo é absolutamente necessário, pois, se ficarmos apenas nos projetos de
vida, não progrediremos. Dizem eles que, na prática se reconhecesse o que uma
pessoa realmente Um bom motivo para os “exercíciso”
e mudança de “hábitos” ou, mais
especificamente; “a cura das paixões” que
para Galeno aparecem como “erros da alma”.
Com estas leituras e só
assim os sinais de progresso, se surgirem, deverão ser como anotados
abaixo, extraídos do Encheirídion,
de Epictetus.
Mais de uma vez retornei,
recentemente, a este tema em “lives” e, estou desenvolvendo as reflexões, para
um possível artigo ou capítulo de livro, conforme às possibilidades e organização
do tempo.
Enfim serão “sinais de
progresso”:
“[48.b1] Sinais de quem
progride: não recrimina ninguém, não elogia ninguém, não acusa ninguém, não
reclama de ninguém. Nada diz sobre si mesmo – como quem é ou o que sabe.
Quando, em relação a algo, é entravado ou impedido, recrimina a si mesmo. Se
alguém o elogia, se ri de quem o elogia. Se alguém o recrimina, não se defende.
Vive como os convalescentes, precavendo-se de mover algum membro que esteja se
restabelecendo, antes que se recupere.
[48.b2] Retira de si todo o
desejo e transfere a repulsa unicamente para as coisas que, entre as que são
encargos nossos, são contrárias à natureza. Para tudo, faz uso do impulso
amenizado. Se parecer insensato ou ignorante, não se importa. Em suma:
guarda-se atentamente como um inimigo traiçoeiro”.
Desnecessário dizer que
fica evidente que o caminho é progredir.
Para isso, estejamos atentos às nossas inúmeras falhas aos “erros da alma”,
para os corrigir. Nisso consiste até
onde consigo compreender o Estoicismo e, principalmente a
Filosofia!
...
"Mantenha-se forte, mantenha-se bem"
(Sêneca)
______.
SUGESTÕE
DE LEITURA
ARRIANO FLÁVIO. O Encheirídion. Edição
Bilíngue. Tradução do texto grego e notas Aldo Dinucci; Alfredo Julien.
Textos e notas de Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão. Universidade
Federal de Sergipe, 2012).
EPICTÉTE. Entretiens. Livre I, II, III, IV.
Trad. Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1956.
______. Epictetus Discourses. Trad.
Dobbin. Oxford: Clarendon, 2008.
______. O Encheirídion de Epicteto. Trad.
Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2012. (Edição Bilíngue).
______. Testemunhos e Fragmentos. Trad.
Aldo Dinucci; Alfredo Julien. São Cristóvão: EdiUFS, 2008.
______. The Discourses of Epictetus as
reported by Arrian; fragments: Encheiridion. Trad. Oldfather.
Harvard: Loeb, 1928. https://www.loebclassics.com/
GALENO. Aforismos. São
Paulo: E. Unifesp, 2010.
______. On
the passions and errors of the soul. Translated by Paul W . Harkins
with an introduction and interpretation by Walter Riese. Ohio State University
Press, 1963.
GAZOLLA,
Rachel. O ofício do filósofo
estóico: o duplo registro do discurso da Stoa, Loyola, São Paulo,
1999.
HADOT, Pierre. The inner citadel: the meditations
of Marcus Aurelius. London: Harvard University Press, 2001.
HANH, Thich Nhat. Meditação andando: guia para a paz
interior. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
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Dervy-Livres, s.d. (dépôt légal 1985). (O Livro dos Espíritos. Trad.
Guillon Ribeiro, ______. O livro
dos Espíritos. 93. ed. - 1. reimpressão (edição histórica). Brasília,
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Sayings. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2011.
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